NOTÍCIAS
Trend

Açafrão de Mara Rosa passa a ser exportado para Portugal e outros três países

Mara Rosa que é conhecida como a capital do açafrão, agora tem o produto exportado para quatro países.

Em tempos de Copa do Mundo, confraternização de países, uma notícia surge para deixar os moradores de Mara Rosa, uma cidade com menos de 20 mil habitantes no Norte de Goiás, orgulhosos. A cidade que fica a 360 quilômetros de Brasília e os mesmos 360 quilômetros de Goiânia é conhecida como a capital do açafrão no estado de Goiás e quem sabe agora, do Brasil e do mundo.

Não é exagero. A cidade que produz cerca de 2 toneladas do produto por ano, é o município com a maior produção de açafrão per capita do Brasil e agora começou a exportar o produto ‘in natura’ para alguns países de forma recorrente. Estados Unidos já recebia de forma esporádica algumas remessas de açafrão brasileiro (a curcuma). Agora é Portugal, Chile, Argentina e Colômbia que irão receber o produto mararrosense.

Produtores da região (cadastrados entre grandes e pequenos), são quase 40, estão muito empolgados com a possibilidade de faturar alto com exportações, mas sem deixar de atender o mercado nacional.

José Evaldo conversou com o MRNews e revelou que a expectativa inicial é que a exportação seja de cerca de 1 Tonelada anual. Pouco, mas com a marca de Mara Rosa no mundo, outros produtores podem começar a produzir e alavancar ainda mais a exportação na região.

Para quem não sabe, o açafrão além de um tempero muito saboroso, ainda tem propriedades anti-inflamatória.

Plantação de açafrão (Foto Reprodução)
Plantação de açafrão (Foto Reprodução)

TV MRNews

Tags

Angélica Pimentel

Sou formada em Administração e pós graduação em Novas Mídias, pela UniEuro, no DF. Apaixonada por saúde e beleza, atualmente tenho uma coluna no MRNews sobre o assunto desde 2017. Contato profissional: angelica.vieira@mrnews.com.br

Artigos relacionados

Close