NOTÍCIAS
Trend

Doença da Caverna: resgate de meninos na caverna da Tailândia é interrompido após resgate de quatro deles

Meninos resgatados já estão sendo tratados em hospital especializado.

O resgate dos primeiros quatro meninos que saíram da caverna na Tailândia foi considerado muito bem sucedido pelas autoridades. Em um processo que durou cerca de 6 horas, os primeiros quatro meninos seguiram guiados por uma corda e cada um deles, com dois mergulhadores experientes.

Assim que resgatados, os meninos foram encaminhados para hospitais preparados para o atendimento. Dentre as principais complicações de saúde, por conta do tempo sem oxigênio suficiente e em local hostil, estas são as principais complicações:

  • Problemas mentais: a saúde mental dos meninos estará sendo cuidadosamente avaliada por especialistas. O tempo em situação hostil pode afetar a cabeça dos meninos.
  • Desnutrição: por conta de ficarem sem alimento por tanto tempo, os meninos acabaram ficando desnutridos. Desta forma, esta é uma das maiores preocupações dos médicos.
  • Falta de vitamina D: como não tomaram sol os ossos podem ficar frágeis.
  • Doença da Caverna: como os meninos de 11 a 17 anos respiraram um ar muito úmido, com pouco oxigênio e provavelmente com fungos e microrganismos hostis, os meninos podem ter desenvolvido alguma doença respiratória. Tudo sendo devidamente investigado.

Autoridades interrompem os resgates

Apesar de já estar prevista a pausa, as chuvas são um complicador que trazem muita angústia ao caso. De fato, os próximos quatro meninos, precisam ser tirados o quanto antes, para que as chuvas não compliquem os resgates. Neste domingo (8), às 23 horas, do Brasil, ou manhã de segunda na Tailândia, o tempo já estaria um pouco mais firme. A qualquer momento, porém, os resgates podem ser retomados.

O trabalho foi interrompido, pois a cada seis horas, os meninos precisam receber oxigênio e alimentos, além de cuidados médicos, para poderem cumprir o trajeto de volta.

Quatro meninos foram resgatados na caverna da Tailândia

Serão ao todo 18 mergulhadores experientes, sendo 13 especialistas internacionais e 5 especialistas tailandeses. Os meninos estão há cerca de 4 quilômetros da saída da caverna Tham Luang. O risco da operação é iminente, até porque, já morreu um mergulhador, na última quinta.

A Rede Globo chegou a dizer que eram 6 resgatados, mas a autoridade local revelou que são apenas 4 meninos que já passaram o trajeto. Agora, a operação deve mesmo dar uma parada e os mergulhadores vão levar oxigênio até a caverna. Como não há passagem de ar, para mantê-los vivos, esta operação é fundamental.

Como estão os meninos resgatados na Tailândia? 

Segundo o governador da província de Chiang Rai, Narongsak Osatanakorn, três meninos foram hospitalizados em um hospital há cerca de uma hora do local e outro está em um hospital de campanha, que fica na saída da caverna. Apesar de não dar maiores detalhes, os meninos estão vivos, que era a maior preocupação com o resgate.

VÍDEO: Mergulhadores filmam caverna e mostram dificuldades do resgate de meninos na Tailândia

Resgate dos meninos na caverna da Tailândia: sabia como estão os 4 meninos resgatados

TV MRNews

Tags

HUGO GONSALVES

Formado em Engenharia Elétrica pela UnB, me especializei em jornalismo colaborativo pela FTP em nível de pós-graduação. hugo.reis@oimeliga.combr

Artigos relacionados

Close