NOTÍCIAS
Trend

Mais quatro são resgatados de caverna da Tailândia: professor se sacrificará por meninos

Os resgates foram retomados e mais quatro meninos foram retirados da caverna. Professor será o último.

Mais de 1300 pessoas estão mobilizados para salvar os meninos presos em uma caverna da Tailândia. Desde que os dois mergulhadores britânicos encontraram os meninos em um ponto alto da caverna, as equipes não pararam de planejar o resgate.

Os meninos estavam completamente famintos e desnutridos. Já o professor da turma, que já foi monge, fez jejum e comeu o mínimo possível, para que os meninos se mantivessem vivos. A questão ainda ficou mais complicada pois a região está chuvosa. Chuva representa uma ameaça, já que a caverna pode ser inundada a qualquer momento.

Por conta disto, o resgate começou a ser feito, mesmo que com grande risco para os meninos. A preparação física e emocional dos meninos foi fundamental para os primeiros resgates. Os meninos foram retirados por mergulhadores que se guiavam por uma corda, passada pelos dois mergulhadores que encontraram os meninos.

O trajeto, para se ter uma ideia, tem 4 km da entrada até onde os meninos estão e, leva entre a entrada e saída, cerca de 10 horas.Percebe-se então que é um trajeto muito complicado.

Mais quatro meninos são resgatados

Quatro deles já haviam sido resgatados. Na manhã desta segunda (9), da Tailândia,  as operações foram retomadas e mais quatro meninos foram resgatados. Total de oito meninos já deixaram a caverna Tham Luang. Cinco pessoas ainda permanecem na cavidade subterrânea, onde entraram no dia 23 de junho.

Os meninos precisam ser internados, já que, como mostrado em matéria anterior aqui no MRNews, os meninos podem estar com vários sintomas, dentro eles:

 

  • Problemas mentais: a saúde mental dos meninos estará sendo cuidadosamente avaliada por especialistas. O tempo em situação hostil pode afetar a cabeça dos meninos.
  • Desnutrição: por conta de ficarem sem alimento por tanto tempo, os meninos acabaram ficando desnutridos. Desta forma, esta é uma das maiores preocupações dos médicos.
  • Falta de vitamina D: como não tomaram sol os ossos podem ficar frágeis.
  • Doença da Caverna: como os meninos de 11 a 17 anos respiraram um ar muito úmido, com pouco oxigênio e provavelmente com fungos e microrganismos hostis, os meninos podem ter desenvolvido alguma doença respiratória. Tudo sendo devidamente investigado.

Professor se sacrifica por meninos

Por decisão da equipe e do próprio professor, ele será o último a ser resgatado. Ele que, em carta às famílias, pediu desculpas para os pais dos meninos. A atuação do professor foi questionada, inicialmente por todos, mas a atuação dele na crise, foi fundamental para manter as crianças vivas. Seu resgate deve acontecer entre terça e quarta-feira.

VÍDEO: Mergulhadores filmam caverna e mostram dificuldades do resgate de meninos na Tailândia

Resgate dos meninos na caverna da Tailândia: sabia como estão os 4 meninos resgatados

 

TV MRNews

Tags

HUGO GONSALVES

Formado em Engenharia Elétrica pela UnB, me especializei em jornalismo colaborativo pela FTP em nível de pós-graduação. hugo.reis@oimeliga.combr

Artigos relacionados

Close