ENTRETENIMENTO
Trend

Após ser desmascarada por participante, Ana Maria Braga sofre com acusação de racismo no ‘Jogo das Panelas’

Programa é acusado de racismo por conta do quadro 'Jogo das Panelas', quadro de cozinheiras amadoras.

O programa de Ana Maria Braga vive a terceira polêmica em quatro dias da semana. Desta vez, novamente por causa do ‘Jogo das Panelas‘, quadro de cozinheiras amadoras. A exibição desta quarta-feira (26), mostrou Daiana, uma das participantes.

Por conta do conceito que a participante acabou dando em seu jantar no quadro, ela foi acusada de racismo. O tema seria ‘Senzala de Luxo’. Um tema, por si só, complicado. Como a visão dada foi uma ‘positiva’, a internet logo viu a chance de criticar a abordagem.

Especialmente o tema e a forma com que o assunto foi tratado no programa não agradou o público e a polêmica logo veio à tona. Escolada, sabendo que o tema era tenso, Ana Maria Braga já preparou seu público para o que poderia vir.  “O tema… Que ela própria escolheu… A noite vai da criatividade de cada um… Vamos ver o que rolou”, disse.

Ana Maria Braga é desmascarada ao vivo por convidada e apresentadora constrangida retruca: ‘Estamos no ar’

Programa de Ana Maria Braga ‘Mais Você’, mostrou ‘Senzala de Luxo’ e foi acusado de racismo

Um dos participantes, no mesmo programa já revelou: “Me desculpe. O meu povo foi tão massacrado nas senzalas… Nunca existiu senzala de luxo. Adoro o tema, mas senzala de luxo, sinceramente…”, disse.

Daiana então tentou se explicar: “Por que eu escolhi? Na senzala não se tinha muitas coisas, né… Não tinha talher, não tinha locais pra você se sentar. No meu jantar vai ter lugar pras pessoas se sentarem, opções de usar ou não talheres ou de comer com a mão, naturalmente, como se comia nas senzalas”, revelou.

A própria Ana Maria tratou de trazer o assunto para si e decidiu finalizar qualquer tipo de polêmica que poderia surgir:

“Tá explicadíssimo o tema, pra que ninguém reclame. Obviamente a gente sabe muito bem o que eram as senzalas brasileiras, as dificuldades que os negros enfrentaram quando chegaram. O dela está explicadíssimo pela Daiana. Tem garfo, tem cadeira pra sentar, tem mesa, tem até panela, tem tudo. É uma senzala atual, de luxo, mas recordando um período difícil para os negros no Brasil”, frisou.

Claro que esta não foi a abordagem que a internet deu.

Fãs criticam abordagem da ‘Senzala de Luxo’ 

O Twitter veio abaixo por conta do assunto. Veja alguns comentários:

‘@MaisVoce_Globo , se vcs fossem montar um jantar judeu, iriam chamar de “Auschwitz de Luxo”? “Campo de concentração de luxo”? Seguindo o mestre Abdias Nascimento: Racismo no Brasil é covarde, cínico e por isso não tem autocrítica. ‘, escreveu um fã.
‘Pra Globo colocar negros num jantar com o tema senzala “de luxo” tudo bem, agora colocar atores negros numa novela que se passa na bahia não pode. Isso mostra bem a mentalidade racista que a emissora quer reforçar. ‘, disse outro.
‘Senzala de luxo..Me remete aos dias de hoje,de um povo(não só negros,um todo) que luta tanto por uma casa com conforto para os seus….
Por que uma pessoa que não tem apoio financeiro,não pode querer ser melhor? Querer ter o melhor?’, escreveu outro.

TV MRNews

Tags

HUGO GONSALVES

Formado em Engenharia Elétrica pela UnB, me especializei em jornalismo colaborativo pela FTP em nível de pós-graduação. hugo.reis@oimeliga.combr

Artigos relacionados

Close