ENTRETENIMENTONOTÍCIAS
Trend

Em crise histórica de audiência, Globo BA ‘demite’ Fátima Bernardes e meninas do Vídeo Show

Programa de Fátima Bernardes vai deixar de ser exibido em afiliada da Globo na Bahia

Segundo o site do UOL em sua coluna ‘Notícias da TV’, a maior retransmissora da Globo no Nordeste, a Rede Bahia, decidiu mexer em toda a programação e bater de frente com os concorrentes regionais. Ainda segundo o site, a Rede Globo no estado perdeu durante uma semana inteira pra Record nos índices de audiência e decidiu radicalizar em sua programação. A primeira ‘vítima’ da retransmissora foi a exclusão do ‘Bem Estar’ de sua programação. O programa de saúde vinha rendendo cerca de três pontos e ainda era percebida uma migração de canais para o SBT e RecordTV, quando a atração entrava na programação.

Nos planos da Rede Bahia ainda estão o programa ‘Encontro’ com Fátima Bernardes que ruiu na audiência e não só no Nordeste, em todo o país e ‘Vídeo Show’ que há muito tempo não vem dando bons índices de audiência. A ideia da Globo na Bahia é copiar a estratégia dos rivais e apostar em uma programação regional, mais adaptada ao gosto da população regional. O Programa ‘Encontro’ por exemplo, já havia sido cortado por 15 minutos da programação da rede baiana. A autorização havia sido dada pela Globo nacional. O tempo foi retirado do final da atração, para que o jornal local começasse mais cedo, e enfrentasse ‘de igual para igual’ o Balanço Geral local, da RecordTV.

As mudanças mais drásticas em relação ao ‘Vídeo Show’ e ao ‘Encontro’, entretanto, acontecerão apenas em fevereiro de 2019, quando acabar o horário de verão. A ideia é encurtar ainda mais a atração de Fátima Bernardes e de Sophia Abrahão. O site Notícias da TV foi mais fundo e ainda apurou que a possibilidade é que os programas sejam excluídos da grade.

Alteração da programa na afiliada da Bahia é duro golpe na Globo

As mudanças na afiliada da Bahia da Rede Globo promovem um duro golpe em uma política da emissora que vinha dando certo desde 1970. As afiliadas não tinham muita liberdade em relação a programação e podiam veicular programações locais apenas de segunda a sexta-feira: das 6h às 7h30; das 11h45 às 13 h20; e das 19h15 às 19h30. Nos sábados, podem ocupar duas faixas, a das 6h às 9h e das 14h às 14h50, e nos domingos, das 6h às 8h.

Nos novos planos que já começaram a ser implantados nesta segunda-feira (25), já mostram uma abertura maior na flexibilidade da transmissora local, já que o ‘Bem Estar’ retirado da programação, não se enquadrava em nenhuma das janelas ‘permitidas’ pela Globo nacional.

Por fim, os planos da Rede Bahia para os horários que ficarão vagos com a exclusão do ‘Encontro’ seria a extensão do Jornal da Manhã que ganharia uma hora, indo até 8h30, enquanto Bom Dia Brasil e Mais Você seriam transmitidos com atraso em relação a SP. Já em relação ao  Video Show, a emissora está desenvolvendo uma revista eletrônica própria.

TV MRNews

R. HUGO

Especializado em jornalismo colaborativo pela FTP em nível de pós-graduação. suporte@oimeliga.combr

Artigos relacionados

Close