NOTÍCIAS
Trend

Conheça as 20 maiores cidades do mundo: big cities para conhecer

Maiores cidades do mundo

As 25 maiores cidades do mundo são compostas por valências que as tornam absolutamente únicas. Uma cidade é caraterizada pela arquitetura, pelas lojas, pelos cafés, pelos restaurantes, pelas pessoas que as habitam e por tudo aquilo que é tão intangível e que dá lhe carisma.

Quando falamos nas maiores cidades do mundo, estamos claramente a classificá-las pela densidade populacional. Para quem não sabe, mais de metade da população mundial está distribuída pelas grandes cidades, que constam nesta lista, um número que aumenta a cada dia que passa.

TOP 25 DAS MAIORES CIDADES DO MUNDO


A pesquisa para apurar as 25 maiores cidades do mundo foi realizada durante 2017 e início de 2018 pelo portal City Mayors Foundation, uma fundação internacional de pesquisa, que se dedica a assuntos urbanos e é financiada por profissionais que trabalham em conjunto na Europa, América do Norte e do Sul, Ásia e África, com o objetivo de promover cidades fortes e prósperas, bem como o bom governo local.

1. XANGAI, CHINA

xangaiFonte: Max Pixel

População: 24.153.000

Poucas cidades no mundo evocam tanta história, excesso, glamour, mística como Xangai. A cidade mais populosa do mundo é uma promessa exótica a todos os níveis.

2. PEQUIM, CHINA

pequimFonte: Max Pixel

População: 18.590.000

A comprovar que a China é um país altamente populoso, o segundo lugar desta tabela vai para Pequim. É lá também que se localiza o maior palácio do mundo, entre muitos outros aspetos interesse que fazem da “capital do pecado” uma cidade cada vez mais atraente para o turismo internacional.

3. KARACHI, PAQUISTÃO

karachiFonte: Visual Hunt
População: 18.000.000

Atualmente com cerca de 18 milhões de habitantes, Karachi tem perspetivas de crescimento que chegam a ser assustadoras: prevê-se que em 2030 chegue aos 25 milhões de habitantes.

4. ISTAMBUL, TURQUIA

istambulFonte: Max Pixel

População: 14.657.000

Esta cidade é um encontro mágico entre o Oriente e o Ocidente e possui tantas atrações quanto o número elevado de habitantes.

5. DHAKA, BANGLADESH

dhakaFonte: Max Pixel

População: 14.543.000

Dhaka não é propriamente uma cidade tranquila, principalmente se pensarmos do ponto de vista turístico. Porém um local gloriosamente caótico, que fervilha de energia.

6. TÓQUIO, JAPÃO

TóquioFonte: Max Pixel

População: 13.617.000

A cidade de Tóquio, no Japão, explode por todos os lados, no sentido positivo. São muitas as pessoas, é certo, mas também infindáveis os estímulos que a caracterizam como uma das cidades mais espetaculares do mundo.

7. MOSCOVO, RÚSSIA

moscovoFonte: Max Pixel

População: 13.197.596

Com a realização do Campeonato do Mundo de Futebol 2018, a Rússia está no centro das atenções. Mas desta vez o destaque vai para o número de habitantes da sua capital. Seja qual for a época do ano, a hora do dia, Moscovo emociona os visitantes com a sua arte, história e majestade.

8. MANILA, FILIPINAS

manilaFonte: Max Pixel

População: 12.877.000

O apelido de Manila, a “Pérola do Oriente”, não poderia ser mais apropriado: o aspeto, à primeira vista, desagradável revela uma cidade incrível para quem a deseja visitar.

9. TIANJIN, CHINA

tianjinFonte: Max Pixel

População: 12.784.000

Para sempre ser comparada a Pequim, Tianjin é uma cidade grande, próspera mas descontraída, com uma agradável avenida fluvial e alguns bairros charmosos e cheios de influência europeia.

10. MUMBAI, ÍNDIA

mumbaiFonte: Max Pixel

População: 12.400.000

A Índia volta a entrar no ranking das maiores cidades do mundo. Mumbai regista cerca de 12 milhões e meio de habitantes e a tendência de crescimento não é pequena. Além disso, é também considerada uma das cidades mais baratos do mundo e só por isso já atrai um grande grupo de pessoas.

11. SÃO PAULO, BRASIL

são pauloFonte: Max Pixel

População: 12.038.000

São Paulo é um verdadeiro polo mundial, com excelentes universidades e empresas que recebem pessoas de todo o mundo. Não é, então, de estranhar que esta cidade registe uma população atual de pouco mais de doze milhões de habitantes.

12. SHENZHEN, CHINA

shenzhenFonte: Max Pixel

População: 11.908.000

Uma das cidades mais ricas da China é igualmente uma zona económica especial, Shenzhen atrai uma mistura de jovens profissionais de tecnologia, empresários, investidores e trabalhadores migrantes.

13. GUANGZHOU, CHINA

GuangzhouFonte: Max Pixel

População: 11.548.000

Guangzhou é o centro de transporte e comércio mais movimentado da China e uma das maiores cidades do país.

14. DELI, ÍNDIA

Deli

População: 11.035.000

Deli é uma cidade onde a viagem no tempo é quase possível. Esta magia e mistura de cheiros e cores tornam-na altamente apetecível.

15. WUHAN, CHINA

wuhanFonte: Visual Hunt / Ted’s photos – For Me & You

População: 10.608.000

Wuhan amadureceu a partir da convergência de três cidades menores para um centro industrial e comercial com excelentes locais culturais, incluindo o Yellow Crane Tower e um ótimo museu. Com isso, o número de habitantes aumentou exponencialmente.

16. LAHORE, PAQUISTÃO

lahoreFonte: Visual Hunt / W Mustafeez

População: 10.355.000

Nos últimos anos, Lahore está revestida de prosperidade e estabilidade, que atraiu um número crescente de migrantes, por vezes até incontroláveis. De tal forma que isso levou a que hoje seja considerada como uma das maiores cidades do mundo.

17. SEUL , COREIA DO SUL

seulFonte: Max Pixel

População: 10.290.000

Moda e tecnologia são dois pormenores que marcam a cosmopolita cidade de Seul, ao mesmo tempo que vai mantendo pormenores profundamente tradicionais. Esta cidade dinâmica mistura palácios, templos, design de ponta e trilhos de montanha.

18. CHENGDU, CHINA

Chengdu

População: 10.152.000

Chengdu é uma cidade duvidosa, plana, sem características naturais distintas, com um cinzento e nebuloso durante a maior parte do ano. Mas de alguma forma é uma das cidades mais populares e populosas.

19. KINSHASA, REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DO CONGO

Kinshasa

População: 10.125.000

A segunda maior cidade da África Subsaariana, Kin, como lhe chamam os locais, estende-se desde as margens do rio Congo até às suas distantes favelas.

20. LIMA, PERU

limaFonte: Max Pixel

TV MRNews

Tags

R. HUGO

Especializado em jornalismo colaborativo pela FTP em nível de pós-graduação. suporte@oimeliga.combr

Artigos relacionados

Close