Como já antecipado aqui no MRNews (ative as notificações para não perder nada – use o sininho abaixo de sua tela), o resgate deveria mesmo terminar nesta terça-feira (10). A expectativa era que o mesmo poderia durar algo em torno de quatro a cinco dias, mas as autoridades aceleraram o processo.
As 13 pessoas, 12 crianças e o treinador foram resgatados com sucesso da caverna Tham Luang, no norte da Tailândia. A grande preocupação, neste momento, era com a possível inundação da caverna por conta das chuvas que estavam previstas.
São Pedro ajudou, o trabalho de retirada de água da caverna foi eficiente e o planejamento de resgate mais ainda. Com ajuda de mergulhadores experientes da Inglaterra, Estados Unidos e do próprio país, as autoridades da Tailândia fizeram um excelente trabalho e concluíram, enfim o resgate.
Último resgate, desta terça (10) foi o mais difícil
Apesar de muito mais arriscado, as autoridades apostaram no resgate, mesmo com chuva, nesta terça-feira. Os trabalhos iniciaram por volta das 6h da manhã local e foi concluído cerca de 7 horas depois do início. A Marinha tailandesa se pronunciou pelo Facebook:
“Não temos certeza se isso é um milagre, uma ciência ou o que é. Todos os 13 Javalis [nome do time de futebol] agora estão fora da caverna”, comemorou a Marinha tailandesa em post no Facebook.
Qual o estado de saúde dos resgatados?
Esta é uma pergunta que ainda não tem resposta. As autoridades tem preservado a informação sobre o estado de saúde dos meninos e do treinador, mas o importante, neste momento é o resgate com vida de todos os 13. Entretanto, como já noticiado aqui pelo MRNEws, estes são os principais problemas:
- Problemas mentais: a saúde mental dos meninos estará sendo cuidadosamente avaliada por especialistas. O tempo em situação hostil pode afetar a cabeça dos meninos.
- Desnutrição: por conta de ficarem sem alimento por tanto tempo, os meninos acabaram ficando desnutridos. Desta forma, esta é uma das maiores preocupações dos médicos.
- Falta de vitamina D: como não tomaram sol os ossos podem ficar frágeis.
- Doença da Caverna: como os meninos de 11 a 17 anos respiraram um ar muito úmido, com pouco oxigênio e provavelmente com fungos e microrganismos hostis, os meninos podem ter desenvolvido alguma doença respiratória. Tudo sendo devidamente investigado.
- Pneumonia: alguns meninos também foram diagnosticados com pneumonia.
- Escoriações: o menor problema de todos, mas precisa ser tratado com cuidado, já que o ambiente era muito hostil e as infecções podem rondar a qualquer momento as feridas no corpo.
Como foi o resgate na Caverna na Tailândia?
Veja o infográfico cedido pelo G1 ao MRNews.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/x/2/viCmg8RDeldsVd64DCqQ/resgatelinhafina.jpg)
Infográfico mostra como foi organizado o resgate de grupo preso em caverna na Tailândia (Foto: Karina Almeida, Juliane Monteiro e Betta Jaworski/G1)