Globo tomou uma atitude surpreendente em relação ao Campeonato Carioca, nesta quinta-feira (02), em meio às brigas com o Flamengo. Em comunicado, a emissora informou que não vai mais transmitir os jogos.
O canal revelou ainda que rescindiu o contrato que mantinha com a Federação de Futebol do Rio de Janeiro e com os Clubes, mas garantiu que manterá os pagamentos desta temporada.
A Globo entende que o contrato foi violado nesta quarta-feira (01), quando a FlaTV exibiu ao vivo a partida entre Flamengo e Boavista. O clube, vale salientar, tomou a decisão com base na Medida Provisória 984, editada por Jair Bolsonaro (sem partido), no dia 18 de junho.
Porém, de acordo com o contrato, a emissora tinha exclusividade na transmissão dos jogos do Campeonato Carioca. Em texto, a Federação e onze Clubes assinaram o compromisso. Somente o Rubro-Negro ficou de fora da publicação.
Flamengo x Boavista foi a gota d’água
Quando foi feita a assinatura, a legislação brasileira previa que, para a transmissão de qualquer partida, era necessária a obtenção de direitos dos dois Clubes envolvidos. Por isso, a Globo entende que ninguém poderia transmitir os jogos do Flamengo no Carioca, a não ser ela.
Já a medida editada pela Presidência da República passou ao mandante dos jogos os direitos de transmissão. O canal ainda declarou que a MP não poderia alterar um contrato celebrado antes de sua edição e protegido pela Constituição.
Onde assistir os jogos Vasco x Madureira e Fluminense x Macaé
A princípio as partidas estavam previstas para ir ao ar hoje pelos canais da Globo, Premiere e SporTV. Entretanto, após a decisão da Globo de cancelar as transmissões do campeonato, ainda não se sabe se as TVs dos times envolvidos farão a transmissão das partidas.
Como a Globo acentuou com a possibilidade de acordo , só ao longo do dia será possível responder esta questão, mas, a princípio, não haverá transmissão dos jogos