ESPORTES

BRASILEIRO NO TAPETÃO? APÓS IMAGENS E ÁUDIO QUE COMPROVAM IMPEDIMENTO, VASCO TENTA ANULAR JOGO CONTRA INTER

Lance ajustado: Confira as gravações do VAR do primeiro gol do Inter contra o Vasco

Após análise de material do VAR, Vasco vê “impedimento incontestável” de Dourado; veja vídeo e áudio

ASSISTIR AO VIVO Vasco x Montevideo Wanderers Amistoso Internacional, HOJE (05), PALPITES, NOTÍCIAS

Calderano perde competição nos EUA por questão burocrática com visto

Após longa análise do material audiovisual que recebeu da CBF referente ao VAR do jogo entre Vasco e Internacional, a diretoria vascaína está confiante em impugnar o resultado do duelo, que terminou em 2 a 0 para o Colorado. No entendimento do clube, linhas traçadas pela equipe que coordenava o equipamento e a comunicação entre técnicos da cabine, o árbitro de vídeo (José Cláudio Rocha Filho-SP) e o juiz de campo (Flávio Rodrigues de Souza-SP) deixam claro o impedimento de Rodrigo Dourado no primeiro gol do Internacional. (VEJA O VÍDEO COMPLETO DA ANÁLISE DO GOL FEITA PELO VAR ACIMA)

Chamou atenção dos profissionais do Vasco envolvidos na apuração que, após o quarto minuto do vídeo de 5min16s, uma das pessoas que trabalhava na operação do VAR afirma assertivamente: “Pode definir”. Isso se dá justamente após uma linha vermelha ser traçada sobre o ombro de Dourado, do Inter, e outra azul no pé de Ricardo Graça, do Vasco.

Em nota após contato com o ge, o Vasco afirma que tem em mãos um “material fático e probatório” que embasará manifestação jurídica a ser encaminhada ao STJD ainda nesta quinta-feira, objetificando “erro de direito” contra o clube.

Veja a transcrição dos principais momentos do diálogo entre a equipe do VAR e a de campo com os personagens identificados:

Brasil fecha primeira fase da AmeriCupW com 100% de aproveitamento

João Fonseca crava outra vitória em Wimbledon e avança à 3ª rodada

1’26” – VAR (JOSÉ CLÁUDIO): Aguarda, lance ajustado, tá? Volta lá “naquela” batida.
1’26” – Assistente de VAR1 (THIAGO PEIXOTO): Flávio, lance bem ajustado. Segura aí, por favor.
1’30” – VAR (JOSÉ CLÁUDIO): Nesse primeiro que você vai ter que botar a linha. “Lá de cima.” O primeiro de branco (Ricardo Graça).
1’40” – OPERADOR DE VÍDEO DA EMPRESA (PAULO): Tá, eu acho que não vai ter como a gente colocar a linha.
2′ – ÁRBITRO FLAVIO DE SOUZA (falando com os jogadores em campo): Impedimento, checando em impedimento.
VAR (JOSÉ CLÁUDIO):- É o 36 (Ricardo Graça) de branco e o 13 (Dourado) de vermelho.
2’20” – VAR (JOSÉ CLÁUDIO): Pode colocar o próximo e subimos no ombro.
2’31” OPERADOR DE VÍDEO DA EMPRESA (PAULO)- A linha não ficou boa porque a sombra atrapalhou, a gente não tem linha.
VAR (JOSÉ CLÁUDIO):- Não tem como pôr linha?
2’57” OPERQDOR DE VÍDEO DA EMPRESA (PAULO):- A linha tá pegando a sombra do campo. Não tem como…
3’01” VAR (JOSÉ CLÁUDIO):- Não tem como, a gente tem que definir?
3’20” AVAR 1 (THIAGO PEIXOTO)- Continuamos com dificuldades técnicas, Flávio. Por isso a demora.
3’38” VAR (JOSÉ CLÁUDIO):- Marca aí, sobe até o ombro.
3’44” AVAR 1 (THIAGO PEIXOTO)- A linha que nós não estamos conseguindo colocar, mas agora conseguimos o momento certo de colocar a linha.
4’02” AVAR 2 (FABRICIO PORFÍRIO): – Acho que vai ter que por um para trás. Vai dar impedido isso aí.
4’10” VAR (JOSÉ CLÁUDIO):- Pode definir, é isso aí. Define, define, define.
4’28” OPERADOR DE VÍDEO DA EMPRESA (PAULO)- Tecnicamente a linha não tá boa.
4’33 VAR (JOSÉ CLÁUDIO):- Flávio, gol legal! Gol legal.
4’50” ASSISTENTE DE CAMPO 1 (DANILO MANIS)- Deixa só eu fazer um comentário: alertei sobre esse jogador que ele estava em posição. Faz a preventiva e aí evita isso..

Confira a nota na íntegra:

“O Club de Regatas Vasco da Gama confirma que recebeu, na noite desta terça-feira (23), material de áudio e vídeo do VAR referente à partida Vasco da Gama x Internacional, realizada no dia 14/02/2021, válida pela 36ª rodada do campeonato brasileiro de futebol.

O conteúdo audiovisual foi analisado pelos departamentos de Futebol, Jurídico e de Tecnologia do Clube. As imagens mostram de maneira incontestável a posição de impedimento do jogador Dourado do Internacional no lance em questão, prejudicando o Vasco da Gama de forma irreparável na partida. Mais ainda, mostra que as linhas do VAR foram aplicadas e confirmaram o impedimento, reconhecido inicialmente pelo árbitro de vídeo, que, em seguida, de maneira açodada e temerária, confirma o gol ilegal do Internacional.

Esse material fático e probatório será utilizado na manifestação jurídica do Vasco a ser entregue nesta quinta-feira (25/02) ao STJD, provando de maneira clara e objetiva o erro de direito contra o Vasco, cujo resultado não pode ser outro, além da impugnação da partida.

Na sua manifestação junto ao STJD hoje o Clube reforçará a solicitação do conteúdo do VAR anterior ao apito inicial (pré-jogo) que até o momento não foi disponibilizado”.

Passos do Vasco no STJD

Depois de afirmar que buscaria a impugnação ainda no dia 14, em coletiva concedida logo após o apito final, o Vasco ingressou com o pedido no STJD na terça-feira. No mesmo, também requeria a entrega do material audiovisual do VAR.

A resposta da CBF demorou, e o Vasco só teve acesso às imagens no dia 19, quando Carlos Roberto Osório (1º Vice-Presidente) e Luiz Mello (CEO do clube) foram recebidos por Leonardo Gaciba, chefe da comissão de arbitragem da entidade que controla o futebol nacional.

Os dirigentes deixaram a CBF convictos de que havia o impedimento, mas precisavam da prova documental para anexar ao processo. Na noite da mesma sexta, o STJD determinou que a CBF entregasse o material ao Vasco.

O conteúdo audiovisual só chegou às mãos do Vasco na terça-feira e, após longa análise, o departamento jurídico do clube definiu sua estratégia para impugnar a partida. Se obtiver êxito, o Vasco pode voltar a ter chances de permanecer na elite do futebol.

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
   
                ;