ESPORTES

História do futebol

Os gregos jogavam um jogo chamado “harpaston”. O jogo consistiria em alguns jogadores de cada lado tentando bater a bola, passá-la para outro jogador e cruzar a linha de gol. A outra equipe tentaria impedi-lo de qualquer maneira possível. Não havia regras a serem seguidas e tudo era aceitável.

Futebol e Inglaterra

No século 12, o jogo se tornou extremamente popular na Inglaterra. Na verdade, tornou-se tão popular que alguns reis o proibiram para que as pessoas pudessem praticar os outros esportes tradicionais. No entanto, isso não ajudou muito e o futebol continuou a ganhar popularidade. Sete escolas logo adotaram o jogo, mas as regras tiveram de ser cumpridas. Seis das sete escolas trabalharam juntas e seguiram as mesmas regras. A sétima escola “Rugby” impôs suas próprias regras e regulamentos. Muitos dos esportes praticados na Inglaterra foram adotados também nos Estados Unidos, assim como aqui no Brasil.

A popularidade do Futebol no mundo

Com o tempo, o jogo de futebol ganhou popularidade na Inglaterra, o que automaticamente deixou as pessoas do outro lado do Atlântico também mais entusiasmadas com ele. Depois da guerra civil, os clubes de atletismo patrocinaram todo tipo de equipe esportiva e o futebol se tornou uma obrigação em todos os clubes de atletismo respeitados. Isso levou ao histórico dia 11 de novembro de 1869, quando as universidades Princeton e Rutgers se encontraram pela primeira vez para jogar uma contra a outra. Foi o início de uma tradição esportiva em que as universidades se encontravam e jogavam umas contra as outras. No início, as equipes tinham vinte jogadores em cada equipe. As regras foram constantemente alteradas para atender às necessidades dos jogadores e sua segurança.

Regras de futebol

No entanto, para garantir que todos jogavam de acordo com as mesmas regras, representantes das quatro universidades Rutgers, Columbia, Princeton e Yale se reuniram e estabeleceram a nova organização da IFA ou “Intercollegiate Football Association”. Uma das regras inovadoras que eles introduziram era que havia apenas 15 jogadores por equipe. Isso funcionou bem por um tempo, no entanto, em 1882 o técnico em Yale, Walter Camp, reforçou novas mudanças, uma delas sendo que eles reduziram os jogadores a onze por equipe. Embora as regras do jogo mudassem constantemente na maior parte do tempo, era apenas para aperfeiçoar o jogo em si e não para a segurança dos jogadores. Isso resultou em muitas mortes e ferimentos que levaram várias escolas a proibir o esporte.

Para salvar o jogo, o presidente Theodore Roosevelt convidou representantes de Princeton, Harvard e Yale para uma reunião onde discutiram maneiras de salvar o jogo. Isso levou a uma segunda reunião com cerca de sessenta outras escolas. E assim formaram uma organização chamada “National Collegiate Athletic Association” ou NCAA, como é mais comumente conhecida. Eles elegeram sete membros para o conselho que se sentaram e mudaram várias regras e regulamentos para que fosse um jogo jogado com segurança.

Hoje o futebol é uma parte importante da cultura americana assim como da cultura brasileira. Muitas são aqueles que amam este desporto e não só o praticam como apostam nele: NetBet Sport.

Apesar disso o futebol que conhecemos hoje passou por muitas mudanças até se tornar o jogo que conhecemos e o mesmo aconteceu no mundo das apostas online. Da próxima vez que assistir a um jogo de futebol, você poderá apreciá-lo muito mais sabendo um pouco mais da sua história.

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo