SERVIÇOS

Jogos online: jogar para ganhar ou para se divertir?

Dizem que a natureza humana está sempre em busca da satisfação das necessidades. Isso quer dizer que, o primeiro homem que colheu uma maçã em um pé, estava satisfazendo uma necessidade: a fome. Assim também foi quando nossos ancestrais descobriram que era possível fazer um dos elementos mais perigosos e fascinantes da natureza com as próprias mãos: o fogo.

 

Se fôssemos listar tudo o que a humanidade inventou e descobriu, a lista seria impossível de ser concluída. Por mais que já exista uma imensurável quantidade de criações humanas, outras tantas são desenvolvidas todos os dias. Diante dessa reflexão, a pergunta que inicia esse artigo é em relação aos jogos online. Por que as apostas vêm se popularizando com tanta força?

 

Criados para premiar uma parcela de jogadores, jogos como gates of olympus caça níquel têm conquistado um público cada vez mais interessado em entretenimento. Claro que o objetivo de todo apostador é o de sempre levar o prêmio final, mas pesquisas de tendências mostram que mesmo quem não ganha continua apostando para se divertir, afinal, essa é a função principal desse tipo de jogo.

 

Jogar pelo prazer de jogar

 

Será que esse ímpeto é apenas a expectativa de ganhar o prêmio algum dia? Mesmo que assim fosse, nada explica a fidelização de jogadores em slots de caça-níqueis específicos. Quem quer apenas ganhar dinheiro, pode tentar ganhar em qualquer tipo de jogo, seja ele slot, jogo de cartas, tabuleiros, ou jogos instantâneos.

 

Relatos de jogadores indicam que a satisfação em jogar determinados jogos se assemelha à satisfação de assistir a um novo filme, ou ler um novo romance. De fato, temos uma nova geração, nascida no meio eletrônico e com a internet a disposição. Essa geração está adaptada às novas realidades criadas por jogos eletrônicos, especialmente as de vídeo game.

 

O desejo de vencer

 

A verdade é que nem sempre as coisas foram como são atualmente. Um exemplo de que o prazer nunca foi aliado dos jogos está nas Olimpíadas. Criada na Grécia antiga para estimular a cultura helenista, as Olimpíadas gregas eram, muitas vezes, compostas por jogos violentos, onde o objetivo era apenas o de vencer, não importando o que custasse.

 

O desejo de ter o seu nome escrito no panteão dos heróis, prêmio máximo concedido ao campeão olímpico, se sobrepunha ao próprio desejo de viver. Então, o que mudou de lá para cá, levando as pessoas a não arriscarem mais suas vidas por um simples título de vencedor? 

 

Em defesa da evolução

 

É também uma das nossas principais características, a evolução constante. Estamos sempre em busca do aperfeiçoamento e, talvez, tenhamos chegado a um nível humano onde o simples desejo de vencer não é o suficiente para nos guiar em direção a determinadas atividades. Hoje, o prazer está muito mais atrelado a esse processo do que a conquista.

 

Por isso é muito comum encontrar pessoas em busca de novas experiências, visitando novos países, e conhecendo novas culturas. Assim também acontece com os jogos online, onde um número crescente de pessoas só querem se divertir.

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo