SIGA-NOS 
Categorias
SERVIÇOS

Aumento da ansiedade no Brasil é um alerta para gestores

 

Segundo a última pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS), feita em junho de 2022, quase 1 bilhão de pessoas já sofrem com transtornos mentais em 2019. Mas, com a pandemia de Covid-19, a questão da ansiedade aumentou mais de 25%. Será que o clima organizacional se relaciona com isso? Bom, vamos ver!

A questão da saúde mental no trabalho

A Organização Mundial da Saúde define saúde mental no ambiente de trabalho como “um estado de bem-estar em que o indivíduo está ciente de suas próprias habilidades, pode enfrentar as tensões normais da vida, pode trabalhar produtivamente e frutífera e é capaz de contribuir com a sua comunidade”.

Ou seja, quando isso não acontece, podemos, sim, relacionar o trabalho com o surgimento de transtornos mentais, a começar pela ansiedade e síndrome de burnout. No início deste ano, a última foi adicionada à lista de doenças associadas ao serviço pela OMS. A ferramenta People Analytics pode ajudar a coletar dados desta forma internamente.

Fato é que cada vez mais as empresas dizem se preocupar com o bem-estar de seus funcionários. No entanto, ainda faltam muitas mudanças a serem realizadas nos ambientes corporativo e também e no clima organizacional da maioria dos negócios, certo?

Como a empresa pode ajudar?

É muito interessante enxergar o tamanho que tomaram campanhas como Setembro Amarelo, para prevenção do suicídio, e Janeiro Branco, que visa a conscientização sobre saúde emocional. Tais datas ganharam bastante relevância no mundo das empresas e evidenciam como essas estão dando passos à frente no que diz respeito à questão mental.

Por outro lado, a saúde mental não pode ser lembrada apenas em datas comemorativas. As organizações precisam realizar um trabalho de conscientização e apoio ao longo de todo o decorrer do ano.

Os gestores, por sua vez, devem se preocupar em criar estratégias que valorizem o colaborador, fazendo com que ele se sinta acolhido no seu trabalho. Isso ainda colabora para um clima organizacional mais inspirador, acolhedor e harmônico.

Uma das soluções é ter espaços para falar sobre saúde mental. Seja por workshops, conversas com psicólogos do bradesco saúde planos, dinâmicas que permitam que os colaboradores relatem seus problemas e por aí vai.

Ginástica laboral no alívio do estresse

Nos últimos anos, as companhias vêm notando os benefícios da ginástica laboral enquanto ao alívio de tensões físicas e mentais do dia a dia. Diferentemente das práticas em academias, que visam o condicionamento físico, a ginástica laboral realizada no próprio local de trabalho tem um objetivo específico. Ele é exercitar e alongar as musculaturas e articulações envolvidas nas atividades diárias, colaborando para a qualidade de vida.


Por MR News

Especializado em jornalismo colaborativo pela FTP em nível de pós-graduação. suporte@oimeliga.combr

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile