Não importa o tamanho do seu negócio, certamente um dia você vai precisar de um escritório de advogados. Até mesmo micro e pequenas empresas, principalmente quando estão em ascensão, encontram problemas jurídicos no caminho. Normalmente, diz respeito ao direito societário, trabalhista e por aí vai.
Uma assessoria, ao contrário do que muitas pessoas pensam, não significa despesa, mas, sim, um investimento.
Por que contratar um escritório de advogados?
Bom, é comum que empreendedores acreditem que um escritório de advogados atua somente em âmbito contencioso, ou melhor, defendendo o interesse da companhia em processos. Por pensarem dessa forma e por apresentarem poucas ou nenhuma ação judicial, não veem necessidade de contratar especialistas para assessorá-los.
Mas, na verdade, a assessoria jurídica é um serviço prestado por advogados de forma frequente e contínua, atendendo a todas as demandas do negócio. Assim, a empresa tem sempre à disposição profissionais para orientar e resolver questões administrativas que precisam levar em conta aspectos legais.
Podemos citar como exemplos questões como:
- Formalização e análise de contratos empresariais;
- Regularização de atos na Junta Comercial;
- Recuperação de créditos;
- Planejamento tributário, entre outras.
Todas estas, quando realizadas sem um bom acompanhamento jurídico, podem gerar prejuízos consideráveis ao orçamento da organização. O direito de energia também costuma causar problemas às companhias do setor.
Morosidade do Judiciário versus atuação preventiva
Também é válido ressaltar que, com uma justiça abarrotada de processos e lenta, é sempre legal evitar recorrer ao Judiciário. Resolvendo conflitos através da via negocial, com orientação de um profissional, a empresa pode cessar problemas de forma muito mais rápida e gastando menos, o que facilita o dia a dia.
Ou seja, contratando um escritório de advocacia para prestar assessoria jurídica, cria-se um cerco de segurança para crescer, com riscos calculados e sem surpresas desagradáveis. Isso se acentua para negócios que estão se expandindo no mundo virtual, pois o direito digital e compliance tem inúmeras normas.
Tomada de decisões e mudanças legislativas
O empresário que não possui uma equipe de advogados não consegue acompanhar as rápidas mudanças legislativas, o que pode impedi-lo de tomar as decisões corretas. Uma organização, independente de seu porte, necessita de acompanhamento para dar suporte a todas as transações empresariais.