SIGA-NOS 
Categorias
SERVIÇOS

São José amplia conscientização sobre Síndrome de Rett

Cláudio Souza


Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

*Colaboração da jornalista Ariane Caldas

A Prefeitura de São José dos Campos encerrou, nesta quinta-feira (31), as ações e atividades da campanha Outubro Rett, de conscientização sobre a Síndrome de Rett, condição neurológica rara que afeta principalmente meninas, levando a sérias dificuldades motoras e cognitivas

Governo entrega 400 Unidades Odontológicas para reforço no atendimento

Defesa de Bolsonaro se diz surpreendida com indiciamento

Nesta quarta-feira (30), a Administração municipal realizou, por meio das secretarias de Saúde e de Apoio Social ao Cidadão e em parceria com a Abre-te (Associação Brasileira de Síndrome de Rett), capacitação de servidores para aprimorar o atendimento público às pessoas acometidas pela síndrome.

Participaram do evento no Centro da Juventude, na região sul, médicos, enfermeiros e profissionais das secretarias de Saúde; Apoio Social ao Cidadão; Educação e Cidadania; Esporte e Qualidade de Vida e Mobilidade Urbana.

Também estiveram presentes representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

“Este treinamento é uma oportunidade essencial para médicos, enfermeiros e outros profissionais conhecerem melhor a síndrome e aprenderem a oferecer um suporte mais eficaz”, afirmou Deise Reis, líder da Abre-te na RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira).

Ministro minimiza impacto do tarifaço no mercado de trabalho

PF prende 14 pessoas de quadrilha que criou 330 empresas de fachada

“Ações como esta capacitação realizada pela Prefeitura são muito importantes para ampliar as informações sobre a doença. A Prefeitura tem ajudado bastante no tratamento da minha filha e temos sido muito bem atendidas sempre que precisamos”, disse Carina Aparecida Ferreira dos Santos, mãe de uma menina de 5 anos que tem Síndrome de Rett.

O Arco da Inovação iluminado de roxo /Foto: PMSJC

Mais ações

A campanha Outubro Rett foi instituída em São José por meio da Lei 10.648, de 19 de dezembro de 2022.

Para ampliar a conscientização, durante alguns dias de outubro o Arco da Inovação ficou iluminado de roxo, cor que simboliza a campanha.

As ações da Prefeitura são constantes e terão continuidade em novembro. No próximo dia 12, das 8h às 14h, será realizada palestra para professores de educação especial inclusiva, em parceria entre a Secretaria de Educação e Cidadania e a Abre-te.

O evento será no Cefe (Centro de Formação do Educador), localizado na avenida Olivo Gomes, 250, em Santana, na região norte.

O objetivo é preparar os educadores para atender às necessidades específicas de crianças com Síndrome de Rett, assegurando um ambiente de aprendizagem mais acessível e inclusivo.

A Síndrome de Rett é uma condição neurológica rara que afeta principalmente meninas, levando a sérias dificuldades motoras e cognitivas.

A doença

Os sintomas costumam surgir no segundo ano de vida, momento em que as crianças começam a perder habilidades previamente adquiridas, como a fala e a locomoção.

Embora ainda não haja cura, o diagnóstico precoce e o suporte especializado podem melhorar significativamente a qualidade de vida de quem lida com a síndrome e de suas famílias.

Saiba mais sobre a doença no site da Abre-te.

 


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

Por MR News

Especializado em jornalismo colaborativo pela FTP em nível de pós-graduação. suporte@oimeliga.combr

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile