Mato Grosso do Sul

Ação da SAS em shopping aplica “Multa Moral” para conscientizar motoristas sobre vagas especiais – CGNotícias

A Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SAS), por meio da Superintendência de Políticas de Direitos Humanos (SDHU) e do Núcleo de Direitos da Pessoa com Deficiência, realizou na tarde desta quinta-feira (12) uma blitz educativa no estacionamento do Shopping Campo Grande. A atividade integra a campanha “Essa vaga não é sua nem por um segundo”, lançada em maio.

As equipes da SDHU, em parceria com a Guarda Civil Metropolitana e com o apoio do Shopping Campo Grande, percorreram diversas áreas do estacionamento para verificar se os veículos estacionados nas vagas reservadas a pessoas com deficiência ou idosos possuíam autorização para utilizá-las. A checagem era feita pelos guardas municipais, que analisavam se o cartão de estacionamento estava visível no painel dos carros. Nos casos em que o documento não era apresentado, a verificação era realizada por meio do aplicativo da Carteira Digital de Trânsito, do Governo Federal, com a inserção da placa do veículo.

Os guardas civis metropolitanos explicaram que a credencial de estacionamento para pessoas com deficiência e para idosos pode ser vinculada eletronicamente à placa do veículo. Para isso, é necessário baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito no celular. Com o app aberto, o usuário deve selecionar a opção “Vínculo da credencial a veículo” e, em seguida, “Vincular ao meu veículo”. Serão exibidos os automóveis registrados em nome do condutor, que poderá escolher aquele ao qual deseja associar a credencial.

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Em duas horas e meia de ação, foram aplicadas 34 “Multas Morais” — recurso educativo utilizado em diversas cidades brasileiras para alertar motoristas que utilizam indevidamente as vagas exclusivas, ainda que por poucos minutos. Além disso, a equipe distribuiu panfletos e folders informativos nos para-brisas dos veículos, com orientações sobre a importância de respeitar os espaços reservados.

Apoio da população

Abordada pela equipe da SDHU, a aposentada Gisele Pacheco elogiou a postura dos técnicos durante a abordagem. “Eu acho certíssima a ação, porque quando somos nós, os idosos, que paramos, queremos ser bem recebidos, com educação, pois é uma campanha de conscientização. Eu tenho o cartão, porém não costumo tirá-lo do carro. Como vi muitas vagas disponíveis, estacionei, mas acho que é necessário conscientizar, porque muitos jovens param nas vagas especiais e não refletem sobre esse comportamento errado. Então, isso é muito bom, muito válido”, afirmou.

“A blitz educativa foi uma oportunidade importante de conscientização sobre o respeito às vagas reservadas para pessoas com deficiência e idosos. Com o apoio da Guarda Civil Metropolitana, aplicamos 34 notificações de ‘multa moral’, um gesto simbólico que reforça nosso compromisso com a inclusão e o direito de ir e vir de todos”, destacou Priscilla Justi, superintendente de Políticas de Direitos Humanos.

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A secretária de Assistência Social e Cidadania, Camilla Nascimento, enfatiza que a SAS desenvolve ações contínuas em defesa das pessoas com deficiência e dos idosos. “Estamos em constante luta por eles, até porque ainda enfrentam muitas barreiras, como o preconceito, a discriminação e até o bullying. Por isso é tão importante realizar iniciativas que reforcem e divulguem os direitos dessas pessoas”, ressaltou.

O próximo shopping a receber a ação será o Norte Sul Plaza, no dia 26 de junho.

#ParaTodosVerem As imagens de capa e internas mostram a ação no estacionamento do shopping Campo Grande.

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