SIGA-NOS 
Categorias
ENTRETENIMENTO NOTICIAS SERVIÇOS

Apuração do resultado do Festial de Parintins começa nesta tarde

Por EBC,

O público saberá na tarde desta segunda-feira (30) quem é o vencedor do 58º Festival Cultural de Parintins.

A apuração está marcada para as 14h, no horário de Manaus, 15h em Brasília, após três noites de apresentações dos bois Garantido e Caprichoso.

O Caprichoso foi o vencedor dos últimos três anos. Se abocanhar a disputa, terá um tetra campeonato inédito. Já o Garantido luta pelo seu sonhado 33º título.

Unesco entrega certificado a Lençóis Maranhenses e Bumba Meu Boi

Filho de Viviane Araújo é alvo de críticas por causa da aparência; reação da atriz surpreende fãs

A apuração ocorre no Bumbódromo, onde os dois bois se apresentaram neste final de semana.

Ganhará a disputa quem se sair melhor em cada um dos 21 quesitos ou ‘itens’, como também são chamados, que recebem notas de 0 a 10. 

>> Siga o perfil da Agência Brasil no Instagram

A lenda

Considerado patrimônio cultural do país pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o evento está ligado à tradição cultural do Boi-Bumbá. 

Rito do julgamento de Bolsonaro e aliados no STF deve durar cinco dias

Alesp exonera assessor citado em investigação em São Bernardo do Campo

A manifestação popular gira em torno de uma lenda sobre a ressurreição do boi. No Caprichoso, a cor principal é o azul, mas a torcida também se veste com tons claros de azul, verde escuro, verde mar, violeta, roxo e lilás. No Curral Zeca Xibelão, casa do boi, não são permitidas as cores do concorrente.

O vermelho é a cor principal do Garantido, mas nas cores complementares também utiliza tons avermelhados claros, laranja, rosa claro e escuro, rosé e terracota. No Curral Lindolfo Monteverde, também não são permitidas as cores do rival.

As baterias também têm designações diferenciadas. No Garantido, é a batucada, e no Caprichoso, a marujada.

Este ano, o maior festival cultural da Amazônia, além de preservar a tradição do boi-bumbá e dos povos da região, incluiu na disputa pelo espetáculo mais bonito, o empenho das torcidas na conservação da floresta. 

A proposta quer tornar obrigatória a destinação das áreas públicas da Amazônia Legal para a conservação ambiental e justiça social, bloqueando a possibilidade de registro dessas terras no Sistema de Cadastro Ambiental Rural (Sicar), por pessoas físicas ou jurídicas.

Por MR News

Especializado em jornalismo colaborativo pela FTP em nível de pós-graduação. suporte@oimeliga.combr

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile