Por: fan.gov
ENFRENTANDO UMA EMERGÊNCIA NACIONAL: Hoje, o presidente Donald J. Trump assinou um decreto do Executivo implementando uma tarifa adicional de 40% sobre o Brasil, elevando o valor total da tarifa para 50%, a fim de lidar com políticas, práticas e ações recentes do governo brasileiro que constituem uma ameaça incomum e extraordinária à segurança nacional, à política externa e à economia dos Estados Unidos.
- corruptos e reprimir dissidências, muitas vezes em coordenação com outras autoridades brasileiras, incluindo outros ministros do Supremo Tribunal Federal, em detrimento de empresas americanas que operam no Brasil.
- O juiz Alexandre de Moraes emitiu unilateralmente centenas de decretos com o intuito de censurar secretamente seus críticos políticos. Quando empresas americanas se recusaram a cumprir esses decretos, ele impôs multas substanciais, ordenou a exclusão das empresas do mercado de redes sociais do Brasil, ameaçou seus executivos com processo penal e, em um caso, congelou os ativos de uma empresa americana no Brasil, na tentativa de coagir o cumprimento.
- De fato, além de prender indivíduos sem julgamento por postagens em redes sociais, o juiz Moraes está atualmente supervisionando o processo criminal do governo brasileiro contra Paulo Figueiredo, residente dos EUA, por discursos que ele proferiu em solo americano, e tem apoiado investigações criminais contra outros cidadãos dos EUA depois que eles expuseram suas graves violações de direitos humanos e corrupção.
- O presidente Trump está defendendo empresas americanas da extorsão, protegendo cidadãos americanos da perseguição política, salvaguardando a liberdade de expressão americana da censura e salvando a economia americana de ficar sujeita aos decretos arbitrários de um juiz estrangeiro tirânico.
COLOCANDO OS ESTADOS UNIDOS EM PRIMEIRO LUGAR: Ao impor essas tarifas para lidar com as ações imprudentes do governo brasileiro, o presidente Trump está protegendo a segurança nacional, a política externa e a economia dos Estados Unidos de uma ameaça estrangeira. Em linha com seu mandato eleitoral, o presidente Trump também tomou outras medidas visando alcançar a paz por meio da força e garantir que a política externa reflita os valores, a soberania e a segurança dos EUA.
Vale Tudo; Odete perde o controle ao descobrir que Solange está grávida de gêmeos
BC acompanha tarifaço e vê juro alto por tempo “bastante prolongado”
- No primeiro dia (de seu atual mandato), o presidente Trump assinou uma “Diretiva de Política Estados Unidos em Primeiro Lugar” para o secretário de Estado, que declarou que a política externa dos Estados Unidos deve sempre colocar os interesses dos Estados Unidos e de seus cidadãos em primeiro lugar.
- Em conformidade com essa diretriz, em 28 de maio de 2025, o secretário Rubio anunciou uma política de restrição de vistos direcionada a estrangeiros responsáveis pela censura de expressão protegida nos Estados Unidos.
- De acordo com essa política, em 18 de julho, o presidente Trump ordenou que o secretário Rubio revogasse os vistos pertencentes ao juiz Moraes, seus aliados na Suprema Corte e seus familiares imediatos por seu papel em permitir violações de direitos humanos contra brasileiros e violações da liberdade de expressão contra americanos cometidas pelo juiz Moraes.
- Preservar e proteger os direitos de liberdade de expressão de todos os americanos e defender empresas americanas da censura forçada permanecerão na vanguarda da estratégia de política externa do presidente Trump, “Estados Unidos em Primeiro Lugar”.
- O presidente Trump usou tarifas com sucesso no passado visando promover os interesses dos Estados Unidos e lidar com outras ameaças urgentes à segurança nacional, e está fazendo isso novamente hoje.
Veja o conteúdo original: https://www.whitehouse.gov/fact-sheets/2025/07/fact-sheet-president-donald-j-trump-addresses-threats-to-the-united-states-from-the-government-of-brazil/
Oposição ocupa plenários por anistia a 8/01 e impeachment de Moraes
EUA listam países com caução de até US$ 15 mil para obtenção de visto