Por EBC,
A Rádio MEC leva ao ar novas crônicas das séries A Escrita Falada, apresentada por Ruy Castro, e Contos Mínimos, com Heloisa Seixas. Veiculados de segunda a sexta, em diversos horários ao longo da programação, os interprogramas inéditos trazem textos curtos, com temas leves, tratados com bom-humor.
A veiculação de crônicas é uma tradição na Rádio MEC. Ao longo de sua história, a emissora pública já transmitiu séries de crônicas famosas apresentadas por nomes como Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles e Rubem Braga.
Na nova temporada de A Escrita Falada , o jornalista e escritor Ruy Castro traz episódios de dois minutos, entre eles “Por um palmo“, “Meu cravo do 25 de abril“, “Deixadas no passado“, “Proibido não ser perfeito” e “Autor da bula“. Já em Contos Mínimos, a jornalista, escritora e tradutora Heloisa Seixas apresenta crônicas de um minuto que, segundo descreve no programa, são um “pequeno espaço de tempo para nele despejar um oceano inteiro de fantasias e paixões secretas”.
Presidente da COP30 convoca países a buscar consenso em reta final
Lula desembarca na África do Sul para participar da Cúpula do G20
Ruy Castro começou sua trajetória profissional como repórter em 1967, no Rio de Janeiro, e atuou nos principais veículos da imprensa carioca e paulistana. Em 1988, passou a se dedicar aos livros e fez sua estreia como escritor em 1990, com o lançamento de “Chega de saudade: a história e as histórias da bossa nova“. Em 2021, foi agraciado com o prêmio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras (ABL). No ano seguinte, foi eleito para a cadeira 13 da ABL.
Heloisa Seixas trabalhou no jornal O Globo e em 1995 estreou como escritora, ao lançar um livro de contos chamado “Pente de Vênus: histórias do amor assombrado”. Companheira de Ruy Castro, ela é autora de romances, novelas e peças de teatro. Durante sete anos, escreveu a coluna Contos Mínimos, no Jornal do Brasil.
Sobre a Rádio MEC
Conhecida de norte a sul do país como “a rádio de música clássica do Brasil”, a Rádio MEC é consagrada pelo público por sua vocação direcionada à música de concerto. A tradicional estação dedica 80% de sua programação à música clássica e leva ao ar compositores brasileiros e internacionais de todos os tempos.
A Rádio MEC oferece aos ouvintes a experiência de acompanhar repertórios segmentados, composições originais e produções qualificadas. Ainda há espaço também para faixas de jazz e música popular brasileira, combinação que garante a conquista de novos públicos e agrada a audiência cativa.
Nigeriano critica soluções ilusórias para África na agenda climática
COP30: trabalhos seguem normalmente nesta sexta, após incêndio
A emissora pode ser sintonizada pela frequência FM 99,3 MHz e AM 800 kHz no Rio de Janeiro. O dial da Rádio MEC em Brasília está em FM 87,1 MHz e AM 800 kHz. O público também acompanha a programação em Belo Horizonte na frequência FM 87,1 MHz. O conteúdo ainda é veiculado no app Rádios EBC.
Os ouvintes têm participação garantida e podem colaborar com sugestões para a programação da Rádio MEC. O público pode interagir pelas redes sociais e pelo WhatsApp. Para isso, basta que os interessados enviem mensagens de texto para o número (21) 99710-0537.
Serviço
Nova temporada – A Escrita Falada e Contos Mínimos – de segunda a sexta, às 6h, 7h, 13h, 14h, 20h e meia-noite, na Rádio MEC
Rádio MEC na internet e nas redes sociais
Instagram
Spotify
YouTube
X
Facebook
WhatsApp (21) 99710-0537
Como sintonizar a Rádio MEC
Rio de Janeiro – FM 99,3 MHz e AM 800 kHz
Belo Horizonte – FM 87,1 MHz
Brasília – FM 87,1 MHz e AM 800 kHz
Parabólica – Star One C2 – 3748,00 MHz – Serviço 3
Celular – App Rádios EBC para Android e iOS