O Instituto Cândida Vargas (ICV) realizou, nesta segunda-feira (20), a 1ª edição do Programa de Orientação sobre Anticoncepção (Prosa), uma iniciativa que tem como objetivo prevenir gestações não planejadas, reduzir riscos à saúde materna e infantil, além de promover o acesso a métodos contraceptivos seguros e eficazes. A atividade aconteceu no auditório da maternidade administrada pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
O evento contou com a parceria da Eurofarma e surgiu da necessidade de ampliar os conhecimentos da equipe e das usuárias do serviço sobre os métodos contraceptivos disponíveis, reforçando a importância do planejamento reprodutivo como parte essencial do cuidado integral à saúde da mulher e da família.
A coordenação do evento foi realizada pelas profissionais Salynean Viegas e Thacianna Cardoso, que atuam no ambulatório do Instituto. “O ‘Prosa’ nasce com a proposta de fortalecer o diálogo sobre anticoncepção e saúde reprodutiva, promovendo informação, autonomia e cuidado integral. Essa foi apenas a primeira edição, e em breve, outras virão, ampliando o debate para temas ligados à saúde sexual”, destacou a coordenadora de enfermagem do ambulatório, Salynean Viegas.
Rayan decide mais uma vez e Vasco derrota o Fluminense no Maracanã
Liminar mantém presença de professores em salas de leitura de SP
A palestra foi ministrada pela Dra. Cristiane Fechine, ginecologista reconhecida por sua experiência e dedicação em oferecer tratamentos individualizados e eficazes as suas pacientes. Nesta primeira edição, ela abordou os métodos contraceptivos e destacou a importância de seu uso correto, além das diretrizes atuais sobre o planejamento reprodutivo. “O foco é garantir que tanto os profissionais de saúde quanto as usuárias estejam bem informados sobre as opções disponíveis e possam exercer sua autonomia de forma consciente”, afirmou Thacianna Cardoso.
Participaram do evento profissionais de saúde do ICV e usuárias do serviço de Planejamento Familiar. “Como enfermeira do setor do Planejamento Familiar, vejo a grande importância da palestra, pois a abordagem foi direcionada para os cuidados que nós mulheres devemos ter em relação aos métodos contraceptivos, evitando dessa maneira uma gestação indesejada. A abordagem foi clara e objetiva, aumentando e atualizando nosso conhecimento, tornando-nos multiplicadores para nosso público alvo, que são as mulheres”, disse a enfermeira do ambulatório do ICV, Marinês Gomes.
Após a explanação sobre os métodos contraceptivos, houve um momento de perguntas e respostas, permitindo a troca de experiências e o esclarecimento de dúvidas. O ‘Prosa’ também proporcionou um momento de convivência entre os participantes, com lanche e conversa descontraída, estimulando o compartilhamento de conhecimentos e informações sobre o tema.