Por EBC,
A Polícia Federal (PF), em parceria com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV), deflagrou, a Operação R1 para desarticular uma organização criminosa que tentou fraudar a prova do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) de 2025, na tarde deste domingo. Em medicina, R1 é o primeiro ano em que o médico atua como residente.
De acordo com a PF, investigações apontaram que um grupo criminoso se preparava para fraudar a prova realizada em todo o país pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Segundo a PF, após as provas, cada candidato pagaria R$140 mil aos operadores da fraude, caso fosse aprovado na residência médica, que é uma modalidade de ensino de pós-graduação, destinada somente a médicos formados, sob a forma de cursos de especialização na área escolhida.
Após deixar Flamengo, Rosana Augusto assume time feminino do Palmeiras
PF quer investigar entrada de ex-assessor de Bolsonaro nos EUA
>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp
A fraude
O esquema fraudulento investigado planejava operar de duas formas principais. A primeira delas seria pela transferência de respostas corretas aos candidatos por meio de dispositivos eletrônicos.
A segunda forma de ilegalidade usaria indivíduos (“laranjas”) para realizar o exame no lugar dos candidatos participantes da fraude. Os criminosos se valeriam do uso de documentos falsos para se passarem pelo candidato.
Presos
Durante a operação, foram apreendidos os equipamentos de transmissão de dados da prova que seriam usados.
Liberdade de imprensa nas Américas se deteriora, diz entidade
Lula lança programa de reforma de casas e defende ação para invisíveis
Ao todo, oito prisões foram feitas. Deste total, cinco pessoas que participavam do exame foram presas em flagrante, sendo quatro homens e uma mulher. Com eles, foram encontrados equipamentos de transmissão de dados usados pelos candidatos fraudadores.
A equipe policial cumpriu mandado de busca e apreensão na residência de um destes candidatos, localizada na cidade do Rio de Janeiro, e de forma simultânea, realizou busca pessoal no término da prova.
Além deles, em um hotel na cidade de Juiz de Fora (MG), a Polícia Federal prendeu os outros três homens, que seriam responsáveis por transmitir as respostas por meio de pontos eletrônicos.
Próximos passos
Os oito envolvidos foram conduzidos à delegacia de Polícia Federal de Juiz de Fora para depoimento e, posteriormente, foram encaminhados ao sistema prisional e permanecem à disposição da Justiça.
Já os dispositivos eletrônicos apreendidos serão submetidos à perícia federal.
Os acusados poderão ser responsabilizados pelos crimes de fraude em certames de interesse público, associação criminosa e falsidade ideológica.
Residência médica
O Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) tem o objetivo de avaliar, de forma unificada, a formação médica no Brasil. Pela primeira vez, os resultados obtidos pelos candidatos poderão ser usados para acesso a programas de residência médica, por meio do Exame Nacional de Residência (Enare).
Além disso, os desempenhos dos candidatos servirão para orientar políticas públicas voltadas à formação médica.