Mato Grosso do Sul

MS sedia encontro nacional sobre os impactos da Reforma Tributária na tributação de heranças e doações

Especialistas e técnicos de mais de 20 estados discutem o novo papel do ITCD e os desafios da fiscalização inteligente diante da transição tributária

O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-MS) e da Procuradoria-Geral do Estado (PGE-MS), promove nos dias 23 e 24 de outubro, em Campo Grande, o I Seminário Nacional de Fiscalização do ITCD.

Realizado no Senac Hub Academy, o encontro reúne especialistas e técnicos fazendários de mais de 20 unidades da Federação, além de representantes das procuradorias estaduais, com o objetivo de fomentar a troca de boas práticas, aprimorar a inteligência fiscal e discutir os novos contornos jurídicos e operacionais do imposto, diante da Reforma Tributária.

Destaque nacional na geração de empregos, MS abre oportunidades para quem busca um lugar ao sol

SEMEC abre Processo Seletivo Simplificado para contratação temporária de professores – Prefeitura Municipal de Bonito

A iniciativa conta com o apoio do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual (Sindifisco-MS), Associação dos Procuradores do Estado de Mato Grosso do Sul (APREMS) e da Faculdade Insted.

O Imposto sobre a Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCD), também conhecido em alguns estados como ITCMD, incide sobre a transferência gratuita de bens e direitos por herança ou doação.

Com o avanço da Reforma Tributária e o Projeto de Lei Complementar nº 108/2024, que redefine a sistemática do tributo e reforça sua importância como fonte de receita para os estados, a discussão sobre o ITCD ganha dimensão estratégica.

“O momento é de aprimorar a gestão tributária e garantir segurança jurídica na aplicação do ITCD, especialmente diante das novas competências e instrumentos que surgem com a reforma”, destaca o secretário de Fazenda de Mato Grosso do Sul, Flávio César Mendes de Oliveira, que também preside o Comitê Nacional de Secretários de Fazenda, Finanças, Receita ou Tributação dos Estados e do DF (Comsefaz) e o Comitê Gestor do IBS.

Samu passa a operar com novo conjunto de ambulâncias – CGNotícias

Canetas emagrecedoras entram na mira do combate aos crimes transfronteiriços em MS – Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

Entre diversos outros nomes de destaque, o evento contará com a presença de Daniel Loria, ex-diretor da Secretaria Extraordinária da Reforma Tributária do Ministério da Fazenda, que coordenou grupos técnicos responsáveis pela regulamentação da reforma sobre o consumo.

Referência nacional em planejamento tributário internacional e tributação de estruturas patrimoniais, Loria abordará em sua palestra os limites entre o planejamento lícito e a evasão fiscal no âmbito do ITCD, um tema de crescente interesse dos fiscos estaduais diante da expansão de estruturas complexas como trusts, fundações e PICs (private investment companies).

A programação inclui ainda painéis sobre:

  • Planejamento tributário e estruturas internacionais;
  • Avaliação de empresas e imóveis;
  • Uso de tecnologias e dados na seleção de alvos fiscais;
  • Impactos jurídicos e legislativos do PLP 108, com participação da Procuradoria-Geral do Estado de MS.

“Mato Grosso do Sul mais uma vez se coloca na vanguarda das discussões sobre tributação e modernização fiscal. O seminário reflete o compromisso do Estado com uma gestão fazendária técnica, colaborativa e preparada para os desafios do novo modelo tributário nacional”, pontua o secretário Flávio César.

Além de debater aspectos técnicos e jurídicos, o seminário reforça o papel dos estados na construção de uma administração tributária moderna, digital e orientada por dados, em sintonia com os princípios de transparência, equidade e eficiência fiscal.

O evento simboliza o esforço conjunto das administrações estaduais em aperfeiçoar mecanismos de arrecadação e controle, contribuindo para a sustentabilidade financeira dos entes federativos e a efetividade das políticas públicas.

A programação completa pode ser conferida no portal da Escola de Governo de Mato Grosso do Sul:
https://www.cursos.ms.gov.br/EscolaGov/Home/DetalhesEvento/3692

Comunicação Sefaz
Foto: Álvaro Rezende/Secom/Arquivo

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
   
                ;