ENTRETENIMENTONOTICIASSERVIÇOS

Festival Cidades do Futuro reúne artistas e ativistas em Salvador

Por EBC,

Enquanto Belém (PA) se prepara para receber a COP 30, a partir da próxima segunda-feira (10), Salvador (BA) já vive clima de mobilizações por um futuro sustentável. Temas como justiça climática, cidades ecológicas e patrimônio ambiental estão na programação do Festival Nosso Futuro, como parte das celebrações dos 200 anos de relações diplomáticas entre o Brasil e a França. 

Até sábado (8), a capital baiana estará ocupada por eventos culturais, gastronômicos, exposições e oficinas com ativistas, artistas e empreendedores engajados na construção de territórios mais justos e sustentáveis. Evento reúne, em sua maioria, jovens franceses, brasileiros e africanos preocupados com o futuro do planeta, diante das mudanças climáticas. 

Foi esse mesmo público que lotou, nessa quarta-feira (5), o Museu de Arte Moderna para a abertura oficial do Fórum Brasil-França: diálogos com a África, que contou com a presença do presidente francês Emmanuel Macron, ao lado de representantes do governo do Brasil e do Benim. 

STJ abre sindicância contra ministro acusado de importunação sexual

Rotas de integração no continente podem reduzir custos comerciais

Ao se dirigir ao público presente, Macron falou da importância do diálogo e da capacidade de inovação para um futuro sustentável. O presidente francês destacou a arte como elo de comunicação entre Europa, África e América do Sul.

“Eu espero muito desse ‘triângulo amoroso’”, disse o francês em referência aos três continentes, provocando risadas dos presentes.  

Também estiveram no evento o ministro das Relações Exteriores do Benim, Olushegun Adjadi Bakari, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e o prefeito de Salvador, Bruno Reis.

A ministra Margareth Menezes fez questão de enfatizar a importância das discussões e da inclusão dos jovens na temática, para que se encontre “um lugar de futuro com dignidade para todos”.

Olimpíada Brasileira de Matemática está com inscrições abertas

Não há mais razão para manter escala 6×1 e jornada de 44h, diz senador

Para Bakari, a experiência de outras seis edições do fórum realizadas no continente africano, inclusive no Benim, confirma a identidade cultural comum entre os três mundos e reafirma a importância da cultura e da juventude à frente da construção de territórios inclusivos e mais justos.

O evento foi encerrado após a interação das autoridades com jovens presentes e com show do cantor Carlinhos Brown.

*Repórter viajou a convite do Instituto Francês

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
   
                ;