Por EBC,
O Diário Oficial da União (DOU) publicou nesta segunda-feira (1°) a demissão do ex-secretário da Receita Federal Julio Cesar Vieira Gomes do serviço público. A motivação não foi informada oficialmente.
A demissão ocorreu após a Controladoria-Geral da União (CGU) encerrar um processo disciplinar aberto contra o ex-secretário, que ficou conhecido pelo envolvimento na tentativa de liberação das joias sauditas recebidas pelo então presidente Jair Bolsonaro em viagens internacionais.
Durante o governo Bolsonaro, Julio Cesar foi acusado de pressionar servidores da Receita Federal para liberar joias que ficaram retidas no controle aduaneiro do Aeroporto de Guarulhos.
Ferramenta do BC permite bloquear abertura de contas falsas em bancos
Governo reajusta remuneração das forças de segurança pública do DF
Com a demissão, ele está impedido de ser nomeado para cargo público pelo período de cinco anos.
A Agência Brasil busca contato com a defesa do ex-secretário.
No ano passado, Bolsonaro foi indiciado pela Polícia Federal no inquérito das joias sauditas. De acordo com as investigações, os desvios podem chegar a R$ 6,8 milhões.
Projeto no Rio forma guardiões de cavalos-marinhos de 12 a 14 anos
São Paulo conquista edição 2025 das Paralimpíadas Escolares