No primeiro dia útil de 2026 (05), a Central de Atendimento ao Cidadão (CAC) da Prefeitura de Campo Grande registrou grande movimentação de contribuintes em busca de esclarecimentos sobre o reajuste do IPTU e da emissão antecipada do boleto do imposto, com atendimento organizado, equipes reforçadas e foco total na orientação ao cidadão.
Como é tradicional no início de cada ano, dois perfis marcaram presença logo nas primeiras horas de funcionamento da Central: os contribuintes que procuraram informações detalhadas sobre o reajuste do IPTU e aqueles mais ansiosos, que preferem retirar o boleto presencialmente, seja por não esperar a entrega pelos Correios ou por dificuldades de acesso ao sistema online.
Para atender à demanda, a Secretaria Municipal de Finanças e Planejamento (Sefaz) reforçou as equipes e organizou o fluxo de atendimento, garantindo agilidade, orientação clara e atenção individualizada. Ao todo, dezenas de atendentes atuaram simultaneamente, tanto na emissão de guias quanto na análise e esclarecimento de valores do imposto.
Agetran informa interdições pós chuva nesta terça-feira – CGNotícias
O comerciante Elias Primo, morador da Vila Sobrinho, destacou a qualidade do serviço prestado. “O atendimento foi excelente. Peguei minha senha, esperei e fui muito bem atendido. Eles explicam tudo direitinho sobre o IPTU, orientam e dão atenção. Sou contribuinte há mais de 30 anos e todos os meses de janeiro preciso vir até aqui para checar informações e esclarecer dúvidas. Só tenho elogios”, afirmou.
A aposentada Nilita Soares Figueiredo também elogiou a postura dos servidores. “Fui bem atendida, me explicaram a situação e me orientaram sobre como resolver. Mesmo com o um grande número de pessoas hoje aqui para atendimento, não senti a situação como transtorno, isso é muito comum nos primeiros dias do ano, essa alta demanda. Fui tratada com muito respeito e atenção”, contou.
Já Rosângela Figueiredo, moradora do bairro Coophamat, buscou informações sobre uma pendência que acabou sendo esclarecida durante o atendimento. “As atendentes foram rápidas, atenciosas e explicaram direitinho o que aconteceu e como proceder”, relatou.
De acordo com a chefe da Arrecadação da Sefaz, Djanira Magalhães, o movimento registrado é considerado normal para o primeiro dia útil do ano. “Temos basicamente duas situações: o contribuinte que vem emitir a guia do IPTU e aquele que questiona o valor lançado. Somente para o atendimento de impressão dos boletos, foram disponibilizados 12 guichês. Reforçamos o atendimento, inclusive com apoio da fiscalização, para garantir que todos sejam orientados da melhor forma possível”, explicou.
Prefeitura convoca aprovados para gestor de operações – CGNotícias
A Prefeitura de Campo Grande reforça que os contribuintes têm à disposição diversos canais oficiais de atendimento para esclarecimento de dúvidas e emissão de guias, garantindo comodidade e transparência no acesso aos serviços públicos.
Serviço
Em caso de dúvidas, os contribuintes podem procurar os canais oficiais da Sefaz:
WhatsApp (67) 4042-1320 – emissão de guias e consulta de débitos
Telefone 156 – atendimento geral
Atendimento presencial na Central de Atendimento ao Cidadão (CAC), para casos específicos
Site: iptu.campogrande.ms.gov.br