NOTÍCIAS
Trend

Dez livros clássicos para presentear seus filhos

Dez livros clássicos para presentear seus filhos Incentivar a leitura desde cedo é fundamental para a formação de adultos leitores

Incentivar a leitura infantil é um dos hábitos mais saudáveis que os pais ou cuidadores podem cultivar nas crianças. Apresentar livros infantis aos jovens é fundamental para o processo de aprendizagem e também de descoberta do mundo. “A nossa percepção cotidiana se enriquece. A gente passa a ver o mundo de maneiras novas”, afirmou recentemente ao site da USP (Universidade de São Paulo) a pesquisadora Luciana Dadico, doutora pelo Instituto de Psicologia da universidade.

Expandir o mundo, conhecer novas realidades, aprimorar o vocabulário e conhecer melhor a língua portuguesa são alguns dos benefícios primordiais da leitura. Esses elementos serão fundamentais para que a criança saiba observar as potencialidades da vida adulta, seja na universidade ou no ambiente de trabalho. Mas, para que isso aconteça, é preciso estimular a leitura desde cedo, sempre como um momento de prazer e troca de experiências entre adultos e crianças.

Para que essa prática seja cada vez mais natural, pais e cuidadores precisam estar amparados por livros que possam aguçar a mente dos pequenos. Existem milhares de obras que podem ser lidas, mas alguns clássicos moldaram a literatura infantil, de modo que é importante conhecer esses livros e, se possível, apresentá-los aos pequenos a partir do momento em que eles tiverem compreensão para captar a mensagem de cada história.

Entre clássicos e contemporâneos, é possível fazer uma ótima lista com dicas de presente para os seus filhos. Abaixo, listamos dez obras que podem entrar no planejamento familiar nas próximas compras.

O Menino Maluquinho, de Ziraldo

Publicado em 1980, a obra narra a história de um garoto divertido, sagaz e, por vezes, bem arteiro. Ao lado de amigos de brincadeiras e palhaçadas, como Carol, Nina, Lúcio e Bocão, o Menino Maluquinho apronta várias das suas.

Um Amigo para Sempre, de Marina Colasanti

Lançado em janeiro de 2019, a obra mostra o relacionamento de um menino com a natureza e os animais. O livro destaca a importância do respeito aos animais, desmistificando a ideia de que os seres humanos são superiores.

Marcelo, Marmelo, Martelo e Outras Histórias, de Ruth Rocha

Completando 90 anos em 2021, Ruth Rocha é uma das maiores autoras vivas do país. Neste livro, ela conta histórias do cotidiano abusando das cores e da diversão, por meio de desenhos fascinantes. Livro publicado em 1976, é um clássico da literatura infantil.

Momo, de Michael Ende

Um livro intrigante e ao mesmo tempo fundamental para as crianças, já que discute temas cada vez mais importantes, como a noção de tempo, do dinheiro, da importância do livre brincar e também da potência da imaginação.

Bisa Bia, Bisa Bel, de Ana Maria Machado

A obra de 1981 é protagonizada pela menina Isabel. Ela encontra uma foto de Bia, sua bisavó, com quem passa a dialogar em conversas imaginárias. Esses diálogos são repletos de sonhos e histórias infantis.

Clarice, de Roger Mello

Com ilustrações fabulosas de Felipe Cavalcante, este livro narra a história de Clarice e sua vida ao longo da ditadura militar brasileira (1964-1985). Em um momento no qual tentam reescrever a história do país, lembrar os males desse período é importante na educação das crianças.

O que me diz, Louise?, de Toni Morrison

A obra escrita pela vencedora do Nobel de Literatura narra a vida de Louise, que sai em um dia chuvoso em busca de um refúgio: a biblioteca. Ali, ela abre as portas de um mundo imaginário, com lugares e aventuras até então desconhecidas

20 mil léguas submarinas, de Júlio Verne

Um clássico da literatura mundial. Ainda que extenso – são mais de 400 páginas – este livro figura entre as principais obras do século 20. A riqueza do mundo marinho aparece nas aventuras do capitão Nemo, de Aronnax e Ned Land, a bordo do submarino Náutilus.

Pinóquio, de Carlo Collodi

Amplamente conhecida, a história do boneco de madeira que ganha vida foi escrita ainda no século 19. Mesmo com o tempo, a trama, que mistura passagens divertidas e engraçadas, guarda uma série de recados e lições morais que ainda são importantes.

O Menino e o Tuim, de Rubem Braga

Este livro apresenta a  relação de uma criança com um passarinho. A amizade pura e sincera entre o jovem e o animal apresenta reflexões importantes acerca dos dilemas da relação entre os bichos e os seres humanos.

TV MRNews Não perca também:

Botão Voltar ao topo