ESPORTES
Trend

Cresce o número de entusiastas de eSports e outros jogos eletrônicos

Os eSports e jogos eletrônicos de todos os tipos cresceram de forma expressiva ao longo dos últimos anos e se antigamente esses hobbies estavam restritos a apenas uma pequena parcela da população, hoje em dia eles se tornaram um dos maiores passatempos dos brasileiros.

Jogos eletrônicos de todo os tipos em alta

Um dos principais motivos para a ascensão dos jogos eletrônicos foi a popularização dos notebooks, tablets e principalmente smartphones. Considerando que existem mais de 400 milhões de dispositivos em circulação no país (com mais de 200 milhões deles sendo celulares) fica fácil entender o motivo.

Alguns dos gêneros favoritos dos brasileiros são os jogos casuais, que contam com diversos títulos disponíveis para os entusiastas. Um dos mais famosos, que inclusive já ultrapassou o número de 1 bilhão de usuários espalhados pelo mundo, é “Candy Crush Saga”.

Muito simples e fácil de ser jogado, o game conquistou fãs pela jogabilidade atraente, efeitos gráficos coloridos e o loop delicioso de eliminar frutas com combos e habilidades cada vez mais poderosas.

Desenvolvido pela empresa japonesa Nintendo, “Mario Kart Tour” é outro título casual com muita fama nacional e internacional. Mesmo sendo muito leve e capaz de rodar em praticamente qualquer aparelho moderno, o game conseguiu capturar a magia das versões dos consoles e toda a diversão proporcionada por eles.

A jogabilidade é quase a mesma das versões originais e oferece altas doses de emoção e adrenalina em corridas curtas que são perfeitas para o trajeto diário ou intervalo de jogos de futebol.

Outro jogo muito popular atualmente é o bingo online. Existem muitos tipos de modalidades disponíveis e é possível encontrar desde versões com figuras do folclore tradicional como o “Boto Bingo” até versões baseadas em fantasia como o “Viking Runecraft Bingo”.

Por exemplo, no “Viking Runecraft” é possível jogar o “Ragnarok Game” em que o objetivo é combinar três símbolos dourados baseados nos famosos machados vikings para ganhar um prêmio.

Além dele também estão disponíveis títulos como os jogos bônus “God of Thunder”, “God of Wisdom”, “Goddess of Beauty” e “God of Vigilance”, que contam com jogabilidades e prêmios diferentes entre si.

eSports também crescem em ritmo acelerado

E-sports
E-sports

 

Faz tempo que os eSports deixaram de ser uma simples modalidade de nicho. De acordo com uma pesquisa da Newzoo, consultoria especializada no setor, já existem cerca de dois fãs de eSport para cada torcedor do futebol no Brasil e os números não param de aumentar.

Segundo dados divulgados recentemente pela Juniper Research, a projeção para os próximos quatro anos é que o mercado global cresça mais de 70% e passe a movimentar 3,5 bilhões de dólares em 2025. Vale mencionar que atualmente o setor já ultrapassou a barreira do bilhão e movimenta cerca de 2,1 bilhões por ano.

A indústria deve crescer ainda mais com a assinatura de plataformas de streaming, como a popular Twitch, assim como oportunidades de publicidade, que envolvem desde patrocínio nas camisas dos atletas até comerciais entre grandes competições.

Ainda segundo a Juniper, outras áreas promissoras são a venda de ingressos para torneios ao vivo, como o famoso Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLOL), e os direitos de transmissão dessas competições, que podem ser acompanhadas pela internet.

A audiência mundial dos eSports em 2025 deve ultrapassar a marca de 1 bilhão de entusiastas e a América Latina, com destaque para o Brasil (que já ocupa a terceira posição global em número de fãs), é parte chave para esse desenvolvimento.

Futuro promissor para eSports e jogos eletrônicos

Todos os fatores atuais e as diversas previsões realizadas por consultorias especializadas indicam que no futuro tanto os jogos eletrônicos quanto os eSports vão crescer cada vez mais.

Esse panorama é positivo tanto para o público, que ganha mais oportunidades para acompanhar seus passatempos favoritos, quanto para as próprias modalidades, que conseguem mais engajamento e importância na cultura popular.

 

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo