É fato que benefícios corporativos são cada vez mais importantes no ambiente empresarial, visto que contribuem para vários aspectos do negócio, como produtividade e retenção de talentos. Afinal, trata-se de “privilégios” que os colaboradores têm e os tornam mais motivados.
Mas, obviamente, para que isso ocorra, esses benefícios devem ser voltados para as reais necessidades dos funcionários e devem ser pensados prioritariamente neles. Além disso, estar sempre alinhado com as estratégias da organização. Acompanhe a leitura e saiba mais sobre o assunto!
Afinal, o que são os benefícios corporativos?
Benefícios das empresas são vantagens que uma empresa disponibiliza aos colaboradores visando aumentar o nível de satisfação com o trabalho. Ademais, serve como uma ferramenta para reter talentos. Ou seja, vai além de um salário. Na verdade, são práticas que focam no bem-estar de todos envolvidos e colaboram para o bom clima organizacional.
Caso você ainda não saiba, veja aqui clima organizacional o que é.
México condena ataques militares dos EUA a embarcações
Alguns exemplos dos benefícios corporativos mais conhecidos.
- Plano de saúde empresarial;
- Plano odontológico;
- Participação nos lucros;
- Vale-alimentação;
- Vale-refeição;
- Horários flexíveis.
A importância de oferecer uma carta de benefícios aos colaboradores
A alta competição do mercado fez com que os setores de Recursos Humanos se reinventassem oferecendo novas alternativas para reter seus talentos e atrair bons profissionais avaliado pelo People Analytics. Dentro dessa estratégia, estão as vantagens fornecidas, que fazem toda a diferença na hora de um candidato aceitar ou não uma vaga. Inclusive, uma pesquisa recente da Catho mostrou que mais de 40% dos profissionais valorizam um pacote de benefícios atrativo.
Além disso, eles também são uma excelente maneira de manter os colaboradores motivados. Com a satisfação da equipe em dia, consequentemente se produz mais e o resultado é maior. Sendo assim, a gestão de RH já enxerga os benefícios corporativos como fundamentais para competir de igual para igual com as grandes empresas do mercado.
Para colher tudo isso, é de extrema importância que a organização trabalhe ao lado de boas empresas de benefícios corporativos. Quando falamos do plano empresarial de saúde, por exemplo, é interessante uma corretora que disponha das melhores opções e cesse dúvidas dos colaboradores acerca dos assuntos da área. Tais como cobertura e carência do plano de saúde.
Caixa criará fundo imobiliário para levantar recursos para os Correios
Revista The Economist elogia ações do Brasil para salvar as florestas
Diferença dos benefícios obrigatórios
Vale-refeição, plano odontológico, horários flexíveis e os demais que citamos são opcionais, a companhia que decide se vai oferecer. No entanto, há os benefícios obrigatórios que, pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) são o FGTS, vale-transporte, férias e décimo terceiro.