Por EBC,
Começa nesta sexta-feira (6) na capital paulista a 4ª edição da Virada ODS., com o tema A cidade do cuidado, da sensibilidade e da acessibilidade!. Com o objetivo de engajar a população nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), o festival prossegue até o domingo (8) reunindo conhecimento, cultura e cidadania no Vale do Anhangabaú e na Praça das Artes.
O evento também é a preparação da cidade para a COP 30, que acontecerá entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025, na cidade de Belém, no Pará.
Serão 20 tendas e 15 unidades móveis prestando serviços à população. Na programação, estão previstas 16 palestras do congresso internacional, além de 25 shows e apresentações artísticas, além de área de gastronomia, feira de artesanato, atividades infantis, intervenções artísticas e um congresso internacional.
Fora da herança do SBT, Cintia Abravanel se livra de grande problema que as irmãs terão que resolver
Ministério diz que Enel pode perder concessão se não cumprir metas
Entre as atrações culturais já confirmadas, estão forrós e ritmos nordestinos da banda Bicho de Pé, e a apresentação da cantora e compositora Daniela Araújo, referência na cena pop gospel.
“O evento tem como tema central a acessibilidade e a inclusão. Contudo, o encontro vai muito além da reflexão, entregando ações concretas, com discussões sobre temas centrais da atualidade, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a longevidade”, ressalta a prefeitura.
Agenda global
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) compõem a agenda global pactuada por 193 países, incluindo o Brasil, sob a liderança da Organização das Nações Unidas (ONU). Lançados em 2015, os 17 objetivos estabelecem metas concretas para promover a prosperidade, a equidade e a preservação ambiental até 2030. A agenda inclui metas integradas, que exigem a atuação conjunta de governos, empresas, organizações da sociedade civil e cidadãos.
Os 17 objetivos são os seguintes:
Governo brasileiro repudia atentado na Austrália
Roberto Carlos sofre acidente de carro em Gramado após falha no freio
- Erradicação da pobreza,
- Fome zero e agricultura sustentável,
- Saúde e bem-estar,
- Educação de qualidade,
- Igualdade de gênero,
- Água potável e saneamento,
- Energia acessível e limpa,
- Trabalho decente e crescimento econômico,
- Indústria, inovação e infraestrutura,
- Redução das Desigualdades,
- Cidades e comunidades sustentáveis,
- Consumo e produção responsáveis,
- Combate às alterações climáticas,
- Vida de baixo d`água,
- Vida terrestre,
- Paz, Justiça e instituições fortes,
- Parcerias em prol das metas.
“Muito mais do que compromissos diplomáticos, os ODS representam ações práticas que impactam diretamente o cotidiano da população. E é justamente esse o espírito da Virada ODS: transformar princípios globais em experiências locais, acessíveis e transformadoras”, afirma a organização.
As atrações acontecem das 10h às 19h com entrada gratuita. Para mais informações basta acessar o perfil da Virada ODS no Instagram.