Mato Grosso do Sul

Bela Vista realiza primeira conferência municipal do consumidor em Mato Grosso do Sul – Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

O Procon de Bela Vista, a 307 quilômetros de Campo Grande, promoveu a primeira Conferência Municipal de Proteção, Orientação, Defesa e Educação do Consumidor do Estado. A iniciativa integra a etapa preparatória para a conferência estadual, que será realizada em novembro, na Capital.

A conferência ocorreu nos dias 20 e 21 de agosto e contou com a presença da superintendente do Procon Mato Grosso do Sul, Patrícia Mara da Silva, que introduziu os debates com foco na proteção dos consumidores contra descontos indevidos e armadilhas de consumo.

Mais de 50 pessoas participaram do encontro, contribuindo com discussões em torno dos cinco eixos temáticos definidos pela Política Estadual de Proteção, Orientação, Defesa e Educação do Consumidor: gênero, geração, etnia, raça, pessoas com deficiência e as ameaças e dificuldades vivenciadas pelos fornecedores nas relações de consumo.

AVISO DE DISPENSA Nº. 36/2025 – AQUISIÇÃO DE 01 (UMA) CENTRÍFUGA LABORATORIAL PARA ATENDER A DEMANDA DA SECRETARIA DE SAÚDE DE BONITO/MS – Prefeitura Municipal de Bonito

Campo Grande vence no masculino e feminino e faz história na Copa Assomasul – CGNotícias

A diretora do Procon Bela Vista, Nikely Alves Costa, ressalta que a política estadual pressupõe inclusão e respeito à dignidade das pessoas, razão pela qual as conferências municipais têm o papel de levar à plenária estadual as demandas locais.

“Tivemos ampla participação de estudantes do 2º Ano do Ensino Médio Integral da Escola Estadual Ester Silva, que qualificaram o debate com suas experiências pessoais de consumo, em especial no uso do PIX, além de cobrarem melhorias na qualidade de serviços essenciais, como água e energia elétrica na comunidade indígena Pirakua. Eles também manifestaram preocupação com seus avós em relação a empréstimos e descontos indevidos na aposentadoria”, explica Nikely.

Para o secretário-executivo do Procon Mato Grosso do Sul, Angelo Motti, as políticas públicas se fortalecem quando são construídas ouvindo e envolvendo a sociedade em sua elaboração e execução. Ele destacou que 14 contribuições surgiram do encontro em Bela Vista, o primeiro no formato de conferência municipal no Estado. “Temos ainda outros eventos previstos”, afirma.

As conferências municipais e livres fazem parte do processo de mobilização que envolve todos os Procons de Mato Grosso do Sul. Em agosto, Ivinhema e Campo Grande também realizaram encontros, priorizando inicialmente a proteção da pessoa idosa diante de golpes e descontos indevidos. Na Capital, novas etapas estão em andamento, com foco em indígenas, pessoas com deficiência e jovens aprendizes.

Com apoio da Fundtur, equipes de escolas públicas de MS participaram do 1º Festival Regional Sesi de Robótica

Prefeitura de Bonito inicia recapeamento da Rua Pérsio Shamann nesta segunda-feira, 1º de dezembro – Prefeitura Municipal de Bonito

Suporte às ações

O Procon Mato Grosso do Sul, instituição vinculada à Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos), tem oferecido, por meio da Escola do Consumidor, suporte técnico e incentivo à realização das conferências, além de auxiliar universidades, entidades de classe e organizações interessadas em promover novas mobilizações.

As etapas municipais e livres seguem abertas à comunidade até o final de setembro. Informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3316-9816 ou pelo e-mail [email protected].

Kleber Clajus, Comunicação Procon/MS
Foto: Divulgação

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
   
                ;