Por EBC,
O papel da China na defesa do multilateralismo é fundamental, disse o secretário-geral das Nações Unidas, Antonio Guterres, ao presidente chinês, Xi Jinping, à margem da reunião de um fórum de segurança no sábado (30).
Xi Jinping, por sua vez, disse que a China sempre será um “parceiro confiável” da ONU e continuará a oferecer “estabilidade e certeza”.
Guterres está na cidade portuária de Tianjin, no Norte da China, para uma reunião da Organização de Cooperação de Xangai, onde o presidente russo, Vladimir Putin, e os líderes da Ásia Central, do Sudeste Asiático, do Sul da Ásia e do Oriente Médio se reunirão com Xi Jinping em uma poderosa demonstração de solidariedade do Sul Global.
Governo reajusta remuneração das forças de segurança pública do DF
Projeto no Rio forma guardiões de cavalos-marinhos de 12 a 14 anos
“Neste momento em que o multilateralismo está sob fogo, o apoio da China… é um elemento extremamente importante a ser preservado”, disse ele, segundo a imprensa local.
“Vemos novas formas de política que às vezes são difíceis de entender, que às vezes parecem mais um show do que esforços diplomáticos sérios e nos quais negócios e política às vezes também parecem estar misturados”, disse Guterres.
“O papel da República Popular da China como um pilar fundamental do sistema multilateral é extremamente importante e somos extremamente gratos e reconhecidos por isso”, acrescentou.
O presidente da China prometeu ampliar o apoio do país à ONU e à busca da paz mundial. “A China está disposta a aprofundar a cooperação com as Nações Unidas, apoia seu papel central nos assuntos internacionais e assume conjuntamente suas responsabilidades na manutenção da paz mundial e na promoção do desenvolvimento e da prosperidade”, disse Xi a Guterres.
São Paulo conquista edição 2025 das Paralimpíadas Escolares
Veja como consultar os locais da prova discursiva do CNU 2025
É proibida a reprodução deste conteúdo.