ENTRETENIMENTONOTICIASSERVIÇOS

Livro aborda produção sustentável em meio à mudança climática

Por EBC,

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) lança nesta terça-feira (11), durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em Belém, no Pará, o livro Ciência para o Clima e Soluções da Agricultura Brasileira. O livro traz uma abordagem sobre estratégias, tecnologias e indicadores de adaptação à mudança climática e de controle de emissões de gases de efeito estufa na agricultura tropical.

A publicação reúne a experiência da estatal e de parceiros acumulada ao longo deste século com a criação de sistemas produtivos sustentáveis, uso de tecnologias de mitigação e adaptação, e elaboração de metodologias para mensurar emissões e remoções de gases de efeito estufa.

Escrito em linguagem simples para agricultores e para aqueles que definem políticas públicas, o livro da Embrapa traz alternativas para adaptar a agricultura à mudança climática e também reduzir as emissões do setor, explica o pesquisador Giampaolo Queiroz Pellegrino, da Embrapa Digital Campinas (SP), coordenador do portfólio Clima, Recursos Naturais e Transformação Ecológica.

MP de Minas faz alerta sobre exposição de menores nas redes sociais

Chuvas intensas no Rio de Janeiro levam ao acionamento da Marinha

Segundo ele, vários setores do agronegócio, especialmente exportadores, são sensíveis à questão ambiental porque “o mercado internacional é regulado e impõe barreiras” a quem consome floresta. Esse mercado “quer comprar produtos com baixa pegada de carbono, produtos desvinculados do desmatamento.”

A publicação é gratuita e está disponível em português e em inglês na internet. Clique aqui para acessar.

Ao lançar o livro bilíngue em uma conferências das Nações Unidas sobre mudanças climáticas, como é a COP30, a publicação ganha dimensão internacional.

“A proposta é essa. A agricultura do Brasil é uma das mais importantes em ambientes tropicais e subtropicais. Nossas soluções não servem somente para o Brasil, mas para outros países que também se encontram nessa zona climática”, detalha Beata Emoke Madari, pesquisadora da Embrapa Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás), e especialista em emissão de gás de efeito estufa, secreção de carbono no solo e eu no balanço de carbono de sistemas agropecuários.

Caixa e MDS lançam microcrédito para integrantes no CadÚnico

Brasil capta US$ 4,5 bilhões em títulos no mercado internacional

Beata e Giampaolo são editores da publicação que conta com a colaboração de mais de 50 autores em sete capítulos sobre o futuro da agricultura diante das mudanças do clima.


Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
   
                ;