ENTRETENIMENTONOTICIASSERVIÇOS

Consignados: INSS passa a exigir biometria facial a partir desta terça

Por EBC,

Novas exigências de segurança para empréstimos consignados de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começam a valer a partir desta terça-feira (19). Aposentados e pensionistas que solicitarem esse tipo de crédito terão que validar a operação por biometria facial, pelo aplicativo ou site Meu INSS.

Os empréstimos consignados são valores descontados diretamente do benefício. A “anuência biométrica” está prevista na Lei nº 15.327/2026, que teve o objetivo de aumentar a segurança dos cidadãos. A nova lei proíbe a contratação de consignado por telefone ou por procuração de terceiros.

Veja o que muda

Cartões XP em 2026, do XP One, Legacy ao Visa Infinite Privilege, veja qual combina com seu patrimônio

Enem: termina hoje prazo de recurso para isenção de taxa de inscrição

1) A partir de agora, o beneficiário, quando solicitar o consignado, receberá a proposta no aplicativo Meu INSS com o status “pendente de confirmação”

2) A pessoa terá até cinco dias corridos para confirmar a operação por reconhecimento facial. Se o procedimento não for realizado dentro do prazo, o contrato é automaticamente cancelado.

3) Os beneficiários poderão ter mais tempo para pagar os empréstimos. O prazo aumentou de 96 meses para o limite de 108 parcelas (9 anos). 

4) Depois de acertado o crédito, a pessoa pode começar a pagar depois de até três meses.

Prazo para declaração anual do MEI termina em 31 de maio

Filha de Zezé Di Camargo, Camilla Camargo surpreende ao revelar rotina simples longe da ostentação

Confira o passo a passo para obter o empréstimo consignado.

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
   
                ;